
As obras de drenagem e esgoto nas avenidas Fernando Simonsen e Nelson Braido, no Bairro Cerâmica, em São Caetano, chegam à fase final. As intervenções integram o Programa Drenar São Caetano, voltado ao combate às enchentes com a ampliação da capacidade de captação de esgoto e águas pluviais, que, nessas vias, serão direcionadas ao Ribeirão dos Meninos e ao Rio Tamanduateí.
“Quando a gente fala de obras de combate às enchentes, muita gente pensa só no Bairro Fundação. Mas, esse problema é histórico e mais amplo. São Caetano está num ponto mais baixo que as cidades vizinhas, então as águas das chuvas que caem em São Paulo e nas outras cidades do ABC acabam vindo parar aqui. Por isso, esse é um programa importante, que alcança diferentes bairros e tem caráter muito mais abrangente”, destacou o prefeito de São Caetano, Tite Campanella.
Somadas, as frentes de trabalho nas avenidas Fernando Simonsen e Nelson Braido representam mais de 1,4 km de novas redes de drenagem e esgoto, reforçando o sistema que ampliará, significativamente, a vazão e o escoamento das águas pluviais. Isso, com certeza, vai garantir mais segurança, fluidez e qualidade de vida para uma cidade que, historicamente, enfrenta desafios com enchentes.
As obras das avenidas Nelson Braido e Fernando Simonsen são operações distintas, conduzidas por equipes e cronogramas diferentes, mas que fazem parte de um mesmo sistema integrado de drenagem. Ambas foram planejadas para avançar em etapas sucessivas, reduzindo impactos no trânsito e permitindo a liberação gradual das vias, conforme a conclusão de cada fase.
CONEXÃO NAS OBRAS
No conjunto, os dois projetos se conectam hidraulicamente, conduzindo as águas pluviais captadas desde a Rua Amazonas, seguindo pelas avenidas Fernando Simonsen e Nelson Braido, e cruzando a Guido Aliberti para desaguar no Ribeirão dos Meninos.
Na Nelson Braido, por exemplo, foram implantados 540 metros de novas redes de drenagem, executados em quatro fases, além dos 209 metros de tubulação já concluídos no cruzamento com a Guido Aliberti.
Já na Fernando Simonsen, as intervenções foram divididas em três fases para reduzir o impacto viário e manter o acesso ao Parque Espaço Verde Chico Mendes. A operação ampliará 310 metros de novas redes de drenagem e já concluiu 415 metros de rede de esgoto, num trecho que se estende da Rua Antonio de Andrade até a Rua Amazonas.
Com a conclusão das obras nas avenidas Fernando Simonsen e Nelson Braido, São Caetano dá mais um passo no fortalecimento do seu sistema de drenagem urbana, reafirmando o compromisso da Administração Municipal com o planejamento sustentável e a prevenção de enchentes em toda a cidade.
DRENAR SÃO CAETANO
Desde o início de 2024, o Drenar São Caetano – o Caminho Certo para às Águas da Chuva, financiado com recursos da CAF (Corporação Andina de Fomento) e contrapartida da Prefeitura, tem mobilizado uma série de obras.
Entre elas estão a construção do reservatório no Bairro Fundação, com capacidade para armazenar 18 mil metros cúbicos de água; a instalação e substituição de redes de águas pluviais e de esgoto em diferentes bairros da cidade; e o alteamento do muro de contenção às margens da Avenida do Estado, para reduzir o risco de transbordamento do rio e reforçar a proteção da região.
O programa também contempla obras de mobilidade e saneamento, como a já concluída entrega do Módulo 1 do Terminal Nicolau Delic e, agora, as intervenções do Módulo 2 do Terminal Rodoviário, que incluem a reforma da passagem subterrânea que conecta o Centro ao Bairro Fundação.