Durante a última Audiência Pública da Saúde, a Secretária Municipal de Saúde de São Caetano do Sul anunciou a intenção de retomar o atendimento em horário estendido em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A medida representa uma vitória da população e do mandato do vereador Edison Parra (Podemos), que desde o início do ano vinha atuando contra a redução dos horários.
Parra foi o responsável por organizar um abaixo-assinado com mais de 1.000 assinaturas, cobrando a Prefeitura para manter o atendimento até 21h em unidades que possuem localização estratégica na cidade.
“Essa é uma conquista coletiva, fruto da mobilização popular e da pressão do nosso mandato. Desde o início, alertamos que reduzir o horário das UBSs era um retrocesso, que dificultava o acesso dos trabalhadores e comprometia o atendimento da população”, afirmou Parra.
O parlamentar, que se empenhou pessoalmente junto à Prefeitura em relação ao assunto, destacou ainda que o mandato seguirá acompanhando o processo de reimplantação dos horários ampliados.
“Ficamos satisfeitos com o compromisso assumido pela Secretaria de Saúde, mas vamos continuar fiscalizando para que a promessa se concretize e que as UBSs possam, de fato, atender melhor quem mais precisa”, completou.
De acordo com a secretária da Saúde, o retorno do horário estendido contemplará UBSs com localizações estratégicas na cidade. A expectativa é que a medida alivie a demanda reprimida e garanta maior acesso e dignidade aos usuários da rede pública de saúde.