O Esporte Clube Santo André anunciou oficialmente o novo treinador para a temporada 2026, Marcelo Copertino, em coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (6). Ex-treinador das categorias de base do Santos e com passagens por outros clubes do futebol brasileiro, o técnico chega com a missão de conduzir o Ramalhão a uma temporada de destaque na Série A2.
Em entrevista à ECOTV ABC (canal 9 da NET e 8 da VIVO), Copertino destacou a ambição de seu projeto. “Recebi o convite do clube e, com certeza, isso me motivou muito, porque venho para fazer coisas importantes, não só para o Santo André, mas para a cidade, pensando em um projeto realmente de um clube grande. Sempre, graças a Deus, o nível de trabalho que busco é esse, pensando em realizações importantes dentro do futebol. O esporte exige isso de nós, profissionais da área, essa cobrança constante para montar boas equipes”, explicou. Nesse sentido, o treinador reforçou a importância de construir equipes competitivas e estruturadas para a temporada.
Além disso, o diretor executivo Sérgio Soares adiantou que a apresentação oficial do elenco está marcada para o dia 17 de novembro. “A ideia é que tenhamos cerca de 80% do elenco definido até lá. Já entramos em contato com alguns profissionais dentro do perfil que eu e o Copertino apreciamos, para que possamos ter, de fato, cerca de 45 dias de trabalho com o grupo definido. A chegada gradual de jogadores pode acontecer, mas preferimos — e entendemos ser importante — que no dia 17 tenhamos cerca de 80% do elenco”, afirmou. Em outras palavras, a diretoria pretende consolidar a base do time antes do início oficial da pré-temporada.
O técnico também ressaltou a importância da integração com a base do clube, destacando o papel do Santo André na formação de atletas e treinadores. “É fundamental que o clube trabalhe integrado com a base, trazendo jogadores importantes do setor de formação. O Santo André é um clube tradicional, revelador de grandes atletas e até de excelentes treinadores que atuam no mercado atualmente. O Sérgio (Soares, atual diretor executivo) é um exemplo disso”, declarou Copertino.
MARCOS FIDELIS