O comércio de São Bernardo está otimista para o Dia das Crianças, celebrado neste domingo (12). A expectativa é de crescimento de cerca de 12% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado, impulsionado pelo movimento nas lojas de rua, especialmente na tradicional Rua Marechal Deodoro, e pelo aumento das compras online.
Além disso, o e-commerce brasileiro deve registrar faturamento recorde de R$ 9,15 bilhões, conforme projeções da ABCComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o que representa um aumento de 14,25% em relação a 2024. A data deve contabilizar mais de 16 milhões de pedidos antes da Black Friday e do Natal, demonstrando a força do setor digital e o comportamento híbrido do consumidor moderno.
Otimismo
De acordo com o presidente da ACISBEC – Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo, Valter Moura Júnior, a confiança é resultado do equilíbrio entre tradição e inovação no varejo local. “Estamos bastante confiantes com o desempenho do comércio neste Dia das Crianças. As vendas devem crescer cerca de 12% em relação ao ano passado. Mesmo com os desafios, o consumidor continua valorizando a data, especialmente pelas opções de lazer e compras nos shoppings e centros comerciais”, afirmou.
Nova fase
Ainda mais, Moura Júnior destacou que o comércio físico precisa se adaptar às novas dinâmicas de consumo, integrando estratégias digitais para se manter competitivo. “O e-commerce se consolidou e os comerciantes precisam trabalhar de forma híbrida, unindo o físico e o digital. Aqueles que ainda atuam apenas com loja física precisam investir em promoções, negociar com fornecedores e oferecer vantagens ao consumidor para competir com o ambiente online”, observou.
Segundo ele, o movimento mais intenso é esperado na sexta-feira e no sábado, quando os consumidores tradicionalmente deixam as compras para a última hora. “Acreditamos que sexta-feira e sábado serão dias de movimento intenso, principalmente nos shoppings e no comércio de rua, como a Marechal Deodoro. Os shoppings têm atraído o público com atividades e brincadeiras infantis, o que tem contribuído para o aumento do fluxo de famílias”, completou.
Capacitação
Nesse sentido, a ACISBEC tem atuado diretamente na capacitação dos comerciantes para o uso de ferramentas digitais. “Estamos sempre preocupados em apoiar o comerciante na adaptação às novas tendências. Realizamos cursos sobre como vender pelo Instagram, como utilizar inteligência artificial e outras ferramentas que ajudam o empreendedor a se posicionar melhor no ambiente digital”, ressaltou o presidente.
Tendência
Do mesmo modo, tendências como o cashback e os programas de fidelidade têm ganhado espaço no comércio local, aproximando o consumidor das lojas e incentivando novas compras. “Muitas lojas estão investindo em aplicativos próprios, promoções e programas de fidelidade com cashback, para manter o consumidor próximo e estimular novas compras”, explicou.
Por outro lado, os dados nacionais reforçam o bom momento do setor. Em 2024, segundo o ICVA – Índice Cielo do Varejo Ampliado, os segmentos que mais cresceram no e-commerce durante o Dia das Crianças foram Livraria e Papelaria (8,9%), Brinquedos (6,1%) e Recreação e Lazer (5,1%). Ainda assim, levantamento da Kids Corp, empresa especializada no público infantil, apontou que os brinquedos seguem sendo a principal escolha de 6 a 12 anos.
MARCOS FIDELIS