Em sua quarta edição, o projeto Circo Contêiner reafirma o compromisso com a valorização da arte circense na sua potência e diversidade ao promover 20 espetáculos de grandes artistas da cena paulistana para o Teatro de Contêiner, sede da Cia. Mungunzá. A programação de outubro acontece nos dias 9, 11 e 12 e está recheada de espetáculos e oficinas. As apresentações são gratuitas e têm tradução em Libras.
A artista Vulcanica Pokaropa abre a programação de outubro com o espetáculo Tarântula Transita, no dia 9, às 9h30. No espetáculo, uma fábula sobre sonhos, quatros amigas passam por diversas adversidades e conflitos para chegar na tão sonhada ascensão que desejam e para isso vão precisar da ajuda do público. A história é contada através da comicidade, bambolê, malabares, mágica, manipulação de bonecos trazendo o público para um universo lúdico.
No mesmo dia, às 14h30, o grupo Palhaços Sem Fronteiras Brasil entra em cena com Memorável – Histórias Notáveis, dirigido por Cristiane Paoli Quito. Por meio da palhaçaria e da ludicidade, o espetáculo conta, canta e retrata as ações do coletivo e suas aventuras vividas em áreas de risco e de instabilidade. São relatos que transformaram e construíram a trajetória dessa “inacreditável” organização, assim como de todos que passaram por ela.
A estética preta é trazida ao picadeiro em Catappum, com o Coletivo Cattapum, que se apresenta no sábado, dia 11, às 16h. Na trama, numa manhã cinzenta, um barulho ensurdecedor faz com que todos os habitantes caiam num sono profundo. No meio do emaranhado de corpos, os atrapalhados palhaços Shortz e Calarças são os únicos sobreviventes acordados. Eles se envolvem no grande mistério de descobrir quem é o responsável por fazer toda a cidade cair no sono profundo. A direção é assinada por Mafalda Pequenino; a dramaturgia e as letras, por Chico Vinicius e Fagner Saraiva; e a sonoplastia e músicas, por Monique Salustiano.
Por fim, no domingo, dia 12, às 16h, a Cia. Stilts encena Patas de Palo. Na trama, Lemon é um palhaço de rua brincante nascido em Goiânia, reconhecido internacionalmente por suas performances e sua maestria na arte das pernas de pau. Carregando um circo inteiro dentro da mala, ele apresenta números surpreendentes como “O Domador de Animais”, além de reviver brinquedos populares antigos — como traca-traca, bilboquê, rói-rói — e figuras da cultura popular brasileiro, como o icônico Pássaro Jaraguá do reisado.
Sobre o Circo Contêiner
A responsável pela curadoria da atual edição é palhaça, atriz, saxofonista, filósofa e produtora Giulia Nina, que selecionou trabalhos que representam a riqueza de linguagens, trajetórias e corpos que compõem o universo do circo contemporâneo. E diversidade é o eixo central da curadoria, ao dar visibilidade a artistas de diferentes gêneros, raças, corpos, territórios e gerações.
A programação contempla uma ampla variedade estética e técnica, com números de acrobacia, palhaçaria, malabarismo, entre outras expressões que atravessam e expandem os limites do circo. Trata-se de um encontro entre artistas da rua, da lona e do teatro.
Nesta edição, parte da programação acontece no período da manhã e tarde durante os dias da semana, graças a uma parceria com escolas públicas, que serão recebidas no Teatro de Contêiner por meio de transporte escolar. A iniciativa amplia o acesso de crianças e adolescentes às atividades culturais e fortalece o vínculo entre arte e a educação.
Aos finais de semana, seguem os espetáculos com classificação livre, enquanto a programação também se expande, acolhendo algumas montagens voltadas ao público adulto, reafirmando a complexidade, a diversidade e a potência crítica do fazer circense.
Uma novidade do Circo Contêiner é que, junto a alguns espetáculos, serão realizadas 10 oficinas e vivências circenses gratuitas. Para conferir a programação dessas atividades, é preciso ficar atento à página @teatrodeconteiner no Instagram.
Histórico do projeto
A primeira edição do Circo Contêiner aconteceu em 2019, quando 11 espetáculos se apresentaram na área externa do Teatro de Contêiner ao longo de três meses.
Em 2022, a programação circundou o Dia das Crianças durante os finais de semana do mês de outubro, com cinco espetáculos. E, em 2023, a programação também aconteceu nesse mês e acolheu 13 atrações.
Sobre a curadora
Giulia Nina é artista circense, fundou o grupo Caravana Tapioca, realizando projetos de descentralização das artes. Mestranda em artes cênicas na ECA/USP. Integra o elenco dos Palhaços Sem Fronteiras e orienta artistas em processos criativos. Também é produtora e diretora de processos criativos, com formações em palhaçaria, audiovisual e artes circenses. É bacharel em filosofia e tem como foco de seus estudos o riso. Já se apresentou em festivais no Brasil e no exterior e ministra cursos de comicidade.
Serviço
Circo Contêiner – 4ª Edição
Quando: até 14 de dezembro de 2025
Teatro de Contêiner – Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia
Quanto: Grátis, com reserva pelo Sympla
Capacidade: 99 lugares
Classificação indicativa: Livre
*Todas as apresentações têm tradução em Libras
Confira abaixo as atrações já confirmadas do projeto:
OUTUBRO
Dia 9 – quinta-feira
9h30 – “Tarântula Transita”, com Vulcanica Pokaropa
10h30 – OFICINA “Iniciação ao bambolê”, com Vulcanica Pokaropa
14h30 – “Memorável – Histórias Notáveis”, com Palhaços Sem Fronteiras Brasil
15h30 – OFICINA “Trilha Afetiva Pedagógica”, com Palhaços Sem Fronteiras Brasil
Dia 11, sábado
14h – OFICINA “Pororoca do riso”, com Coletivo Catappum
16h – “Catappum”, com Coletivo Catappum
Dia 12, domingo
14h – “Oficina iniciação ao movimento na perna de pau”, com Cia Stilts – Palhaço Lemon
16h – “Patas de Palo”, com Cia Stilts – Palhaço Lemon
NOVEMBRO
Dia 20/11, Quinta-feira, às 11h
No Varal – Trupe Liuds
Dia 20/11, Quinta-feira, às 16h
Irmãos Carreto – Trupe Dunavô
DEZEMBRO
Dia 11/12, Quinta-feira, às 9:30h
Porongo Vaudeville – The Pambazos Bros
Dia 11/12, Quinta-feira, às 14:30
Cia Pé de Mamão
Dia 13/12, Sábado, às 19h
Birita Procura-se – A Casa das Lagartixas
Dia 14/12, Domingo, às 19h
O perrengue – Trupe Lona Preta