Levantamento divulgado nesta segunda-feira (6) pelo Instituto Real Time Big Data mostra que o ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra – PSDB, surge com até 9% das intenções de voto para o Governo de São Paulo e 8% na disputa pelo Senado Federal. Além disso, o tucano se destaca por ter a menor rejeição entre os nomes citados, com apenas 15% de aversão do eleitorado.
Ainda mais, o ex-prefeito foi lembrado em todos os cinco cenários testados pelo instituto para o comando do Palácio dos Bandeirantes. Com o atual governador Tarcísio de Freitas – Republicanos na disputa, Serra tem 8% da preferência dos eleitores paulistas. Contudo, em cenários sem Tarcísio — hipótese considerada por causa de uma possível candidatura à Presidência da República —, o nome de Serra oscila entre 4% e 9%, mantendo-se como uma das principais alternativas do PSDB.
No terceiro cenário da pesquisa, o tucano aparece no segundo pelotão da disputa, com 9%, superando Luiz Felipe D’Avila – NOVO, que registra 4%, e empatando tecnicamente com a deputada federal Erika Hilton – PSOL, que tem 10%.
SENADO
Do mesmo modo, na corrida pelo Senado Federal, Serra também é lembrado pelos eleitores e alcança 8% das intenções de voto. Nesse levantamento, figuram nomes de peso da política nacional, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad – PT, e o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Capitão Guilherme Derrite – PP. Ainda assim, o tucano mantém desempenho expressivo, consolidando-se como um dos nomes mais lembrados da oposição ao governo petista.
REJEIÇÃO
Apesar disso, o dado que mais chama atenção é o índice de baixa rejeição de Serra. Enquanto Erika Hilton aparece com 38%, Tarcísio com 28% e o vice-presidente Geraldo Alckmin – PSB, com 26%, o ex-prefeito andreense tem apenas 15%. Nesse sentido, a taxa reduzida indica que Paulo Serra possui amplo potencial de crescimento em futuras sondagens eleitorais.
RECONHECIMENTO
O tucano afirmou que o resultado representa um reconhecimento coletivo, fruto do trabalho realizado em Santo André durante seus dois mandatos. “Ver meu nome aparecer nas pesquisas para governo de São Paulo (9%) e para o Senado (8%), e ainda com a menor rejeição entre todos os citados, é um reconhecimento que me enche de gratidão. Não é sobre mim. É sobre o trabalho que fizemos juntos em Santo André”, escreveu.
Além disso, Serra destacou que os avanços conquistados na cidade foram determinantes para consolidar sua imagem de gestor eficiente. “Durante 8 anos, provamos que gestão séria e comprometida faz a diferença: reduzimos a dívida de R$ 3,5 bilhões para R$ 1,4 bilhão; tivemos 80,1% de aprovação ao final do mandato; e transformamos áreas como educação, saúde e infraestrutura. Quando você faz uma gestão bem feita, as pessoas reconhecem”, afirmou o ex-prefeito.
Ainda mais, Paulo Serra ressaltou que seu foco continua sendo o de promover políticas públicas baseadas em resultados. “Fico honrado que o trabalho realizado em Santo André tenha ganhado essa dimensão. É a prova de que gestão responsável, com foco em resultados, ainda vale a pena. São Paulo merece o mesmo: seriedade, compromisso e entregas reais”, concluiu.
DADOS
O levantamento da Real Time Big Data foi realizado de forma presencial, entre os dias 2 e 3 de outubro, com 1.500 eleitores em todo o estado. O grau de confiança é de 95%, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
MARCOS FIDELIS