
A Secretaria de Educação de Diadema reuniu mais de dois mil profissionais da rede direta e conveniada, de todas as 74 unidades da Educação Infantil, no auditório da Escola Videira, no Centro de Diadema, na última sexta-feira, 03/10. O objetivo do encontro pedagógico “Entre Saberes” foi criar um espaço de troca de experiências, escuta e aprendizado coletivo, reforçando a construção de uma educação de qualidade e com equidade desde os primeiros anos da vida escolar.
O encontro contou com a participação de Silas Bezerra, músico, pedagogo, coordenador de cultura e idealizador do Projeto Educar; Cristiane Zerino, professora da Emeb Marieta de Freitas Martins e autora do livro “Antes de Você Nascer”; e Beatriz Ferraz, doutora em Educação pela USP, especialista em Educação Infantil e uma das colaboradoras da construção da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Durante o evento, foi destacada a relevância da educação infantil como base do percurso escolar. A primeira infância (0 a 3 anos) foi apontada como um período decisivo para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais das crianças. Garantir uma educação de qualidade neste período, portanto, é essencial para o pleno desenvolvimento das crianças.
Para o secretário de Educação, Felipe Sigollo, a qualidade do ensino na rede municipal deve caminhar lado a lado com a ampliação das oportunidades. “Temos feito um esforço para garantir oportunidades e qualidade. Recompomos o quadro de coordenadores pedagógicos, que eram 36 e hoje já são 80. A meta é seguir avançando no que importa: ter as crianças nas creches, melhorar o nível de alfabetização, garantir um ensino de qualidade na primeira infância e zerar a fila de creches até 2026.”
Reforçando a mensagem do encontro, a diretora do Departamento de Formação da Secretaria de Educação, Fernanda Mota, destacou a Educação Infantil como prioridade. “A primeira infância é pauta prioritária, e investir nela é o caminho mais seguro para transformar realidades. Defender a criança pequena significa defender o futuro da nossa cidade e da nossa sociedade.”
O evento ocorreu em períodos – manhã e tarde, de forma que todos os profissionais da educação infantil pudessem participar.
Texto: João Turco