CulturaHome

Casa da Palavra de Santo André recebe Feira Cultural do Afeganistão neste sábado

Evento vai reunir música, dança, gastronomia, cultura e tradições do país com presença da comunidade estrangeira

A Casa da Palavra Mário Quintana, em Santo André, receberá neste sábado (4) um evento com o objetivo de desmistificar o Afeganistão e seus povos. A Feira Cultural do Afeganistão reunirá gastronomia, música, poesia e história, artesanato e muito mais, das 12h às 19h, com entrada gratuita.

| Fotos: Helber Aggio/PSA e Divulgação

 

Idealizada pela ADAB (Associação dos Afeganistaneses no Brasil), em parceria com a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura, a feira reunirá expositores, poetas, músicos, artistas, contação de histórias. entre outros, trazendo aproximadamente 80 pessoas da comunidade a Santo André para uma verdadeira troca cultural em busca de apresentar a verdadeira imagem do país da Ásia Central.

| Fotos: Helber Aggio/PSA e Divulgação
| Fotos: Helber Aggio/PSA e Divulgação

 

“A Casa da Palavra deu abertura para a gente poder fazer este trabalho. Dou aula há dois anos para eles e sempre tive essa ideia de fazer alguma coisa que promovesse essa comunidade que é nova aqui no Brasil, diferentemente das comunidades síria, libanesa, que já estão há muito tempo e todo mundo conhece. Eles estão absorvendo nossa cultura e nós precisamos absorver a cultura deles, desmistificar a religião deles, o islamismo, porque muita coisa é falada sobre um afegão e imediatamente associam ao talibã, que são todos terroristas”, justifica o professor de português e idealizador do evento, Umberto Minelli.

Os presentes poderão se deliciar com a culinária tradicional, com comidas típicas como qabili palav, ashak, mantos, bulani, gosht kocha, shole qurbandi, qobob, karaee, burani bademjan, qurma, quruti, bargar afghani, mahi, kichiri, khajoor, samosa, além de doces como shir pera, kerem rol, kolocha, jelebe, nan ghaymaqi e halva.

A programação traz apresentações de dança, música, poesia e a peça teatral Dentista na Época do Talibã, “uma crítica à decadência total do Afeganistão, que lida com o fechamento de universidades, perseguição, um tratamento muito agressivo por parte do talibã”, como explica Umberto Minelli.

Segundo o professor, Santo André não conta com imigrantes do país, que em geral se concentram em outras cidades paulistas como Diadema, Guarulhos, São Paulo (Brás e Zona Leste) e Morungaba.

Programação:
12h às 15h – Gastronomia – Restaurante com música ambiente do Afeganistão
15h às 15h30 – Música com Khalil Haidari e Jawad Ahmadi
15h40 às 16h – Contação de história sobre tatuagem de henna na cultura do Afeganistão
16h às 16h20 – Música à Capela com Khalil Haidari e Jawad Ahmadi
16h25 às 17h – Poesia com poetas e escritores do Afeganistão
17h às 17h20 – Projeção de slides por Jawad Farahmand (cenas do Afeganistão e história)
17h30 às 17h50 – Teatro Dentista na Época do Talibã
18h às 18h15 – Coral de crianças com a música ‘O Pombo’
18h15 às 18h50 – Convite à dança de músicas do Afeganistão (orientação: Sr. Jawad Farahmand)

Serviço:
Feira Cultural do Afeganistão em Santo André
Data: 4/10 (sábado)
Horário: das 12h às 19h
Local: Casa da Palavra Mário Quintana
Endereço: Praça do Carmo, 171 – Centro – Santo André

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo