Dia 1º de outubro foi celebrado o Dia da Pessoa Idosa e, ao longo de todo o mês, Diadema celebrará essa parcela da população com uma série de eventos e atividades.
A começar pela posse do Conselho da Pessoa Idosa, ligado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), na próxima sexta-feira (3/10), na RECAD (Rua Oriente Monte, 201), às 14h.
No dia 14/10 a Secretaria de Cultura fará uma vivência com com palestra, depoimento e dança chamada “Mulheres na Maturidade São Rosas”, às 8h, no Centro Cultural Vladimir Herzog (Rua Eduardo de Matos, 159, Campanário). Essa ação se repetirá no dia 17/10, dessa vez no Centro Cultural Vila Nogueira (Rua São Marcos Azevedo, 240, Vila Nogueira).
Dia 26/10 acontece a Mostra 60+, com dança, teatro, coral, artesanatos. Às 14h, no Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300, Centro).
Já no dia 30/10, acontece a Caminhada Mulheres na Maturidade São Rosas, às 7h30, com concentração na Praça Redondão, indo do Jd Rosinha até a Praça Castelo Branco.
E, para fechar o mês, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCMI), também ligado à SASC, realizará uma festa Anos 60 para seus usuários, no dia 31/10. Ao longo de outubro, o CCMI realizará outras atividades com seus frequentadores, em comemoração ao mês da pessoa idosa, como oficina de culinária saudável do Programa de Educação Alimentar, oficina de Arteterapia do Programa Ciranda das Memórias (em parceria com o Instituto Potencial) e oficina de Cultura Afro também do Programa Ciranda das Memórias.
Envelhecimento com qualidade de vida – O censo do IBGE apontou o crescente envelhecimento da população de Diadema e do país. Celebrar o Mês da Pessoa Idosa vai ao encontro do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Diadema (2022-2025) e tem como objetivo desconstruir a cultura do preconceito contra a velhice e fortalecer a autoestima das pessoas idosas.