Diadema conquistou, nesta quarta-feira (1º), uma importante vitória para a mobilidade urbana. Foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria SENATRAN nº 748, de 25 de setembro de 2025, que autoriza a implantação da Faixa Azul em algumas vias da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Taka Yamauchi – MDB, que destacou o caráter pioneiro do projeto.
Além disso, o prefeito ressaltou que a medida é resultado de articulação política e técnica junto ao Governo Federal. “Essa conquista é fruto de semanas de trabalho intenso e comprometimento. Gostaria de expressar minha profunda gratidão ao nosso grande amigo, o presidente nacional do MDB e deputado federal Baleia Rossi, que lutou incansavelmente ao nosso lado para que esse projeto se tornasse realidade”, afirmou.
Ainda mais, a Faixa Azul promete trazer impacto direto no dia a dia de motoristas e motociclistas, garantindo maior fluidez no trânsito e reduzindo os riscos de acidentes. Segundo Taka, o projeto representa um avanço significativo para a mobilidade urbana e humana da cidade. “Com a sua implementação, podemos esperar melhorias na circulação de veículos e, principalmente, maior segurança para motociclistas, motoristas e pedestres”, explicou.
Do mesmo modo, a iniciativa também contou com apoio de diferentes frentes do setor de transportes. O prefeito agradeceu ao ministro dos Transportes, Renan Filho, e ao secretário Nacional de Transportes, Adrualdo Catão, pelo suporte técnico e político que permitiu a liberação da portaria. Nesse sentido, Taka destacou que a cooperação entre município, governo federal e parlamentares foi essencial para que o projeto avançasse.
Ou seja, para além de uma medida de gestão de trânsito, a Faixa Azul se apresenta como um marco de inovação em políticas públicas na região. “Esse projeto é pioneiro e mostra que é possível unir esforços para melhorar a vida das pessoas. Todos nós, cidadãos, motoristas e motociclistas, seremos beneficiados por essa conqui
MARCOS FIDELIS