Entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a Fundação do ABC está implantando um novo método para registro de incidentes relacionados à assistência em saúde: o Notifica FUABC. Integrada ao SIGMA – Sistema Interno de Gestão, Monitoramento e Avaliação, a iniciativa conduzida pela Diretoria de Projetos e Qualidade tem como objetivo padronizar as notificações de todas as unidades gerenciadas pela instituição, bem como no Centro Universitário FMABC, ampliando a rastreabilidade das informações e fortalecendo a cultura de segurança do paciente.
Com início em 1º de outubro, o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, será o primeiro equipamento a trabalhar com o sistema Notifica FUABC. As equipes da unidade passarão por treinamentos e serão sensibilizadas para a importância dessa nova e moderna ferramenta voltada à qualidade e segurança assistencial.
O sistema permite que todos os colaboradores registrem incidentes, independentemente da área de atuação, de forma identificada ou anônima. O acesso é simples e feito por atalho direto nos computadores institucionais. Entre os registros possíveis estão: circunstância de risco, near miss (quase-incidente), sem dano, dano leve, dano moderado, dano grave ou catastrófico. A proposta é reunir informações confiáveis para que cada incidente seja analisado e tratado de maneira adequada, a fim de corrigir o processo e garantir que não se repita.
Com dados estruturados, os setores responsáveis passam a contar com subsídios para compreender as causas e adotar medidas corretivas. Essa análise permite que situações pontuais se transformem em ações preventivas capazes de evitar recorrências. Assim, a notificação se consolida como ferramenta estratégica não apenas para a gestão de riscos, mas também para a melhoria contínua da qualidade assistencial.
“Vamos reforçar a importância da participação e do engajamento de todos os profissionais da Fundação do ABC nessa iniciativa. Mais do que um procedimento administrativo, a notificação é um compromisso coletivo com a segurança e com a responsabilidade compartilhada pelo cuidado. Nesse sentido, cada registro, mesmo de um incidente aparentemente simples, contribui para decisões institucionais que reduzem riscos para pacientes, usuários e equipes”, ressalta a diretora de Projetos e Qualidade da FUABC, Gleice Girotto.
A mensagem central do Notifica FUABC é clara: riscos não mitigados podem se tornar incidentes recorrentes e a notificação é o caminho para a prevenção. A partir dessa premissa, busca-se consolidar um ambiente assistencial mais seguro e confiável para todos. A iniciativa também tem como objetivo engajar os profissionais no fortalecimento da transparência e da cultura organizacional de segurança, alinhando as práticas internas aos padrões nacionais e internacionais de qualidade em saúde.