iPhone Air chega ao Brasil com design ultrafino e truques divertidos para selfies
Novo modelo da Apple se destaca pelo corpo leve e recursos inteligentes, mas mantém apenas uma câmera traseira
Fininho, leve e com truques divertidos que ajudam a não cortar ninguém na hora da selfie, assim se apresenta o iPhone Air. Além disso, o aparelho começa a ser vendido no Brasil na sexta-feira (19), juntamente com os iPhone 17 e 17 Pro/Pro Max, marcando a primeira vez que os lançamentos da marca acontecem ao mesmo tempo que nos Estados Unidos e na Europa.
Sabe aquele celular que cabe perfeitamente no bolso da calça sem fazer volume? O iPhone Air tem apenas 5,6 mm de espessura e pesa 165 gramas. Contudo, abrir a caixa e vê-lo pela primeira vez causa surpresa, do mesmo modo que faria um produto que Steve Jobs certamente aprovaria.
Apesar de privilegiar o design ultrafino, o aparelho traz apenas uma câmera traseira, mostrando uma tendência dos fabricantes em valorizar a estética em detrimento de múltiplas lentes. Ainda mais, outros modelos finos estão no mercado, como o Samsung Galaxy S25 Edge com 5,8 mm de espessura ou um dobrável da chinesa Honor com 4,1 mm aberto.
Os preços do iPhone Air começam em R$ 10.499 (256 GB) e podem chegar a R$ 13.499 (1 TB), de acordo com lojas online pesquisadas em setembro. Em outras palavras, o aparelho se posiciona na faixa premium, do mesmo modo que seus irmãos maiores, 17 Pro e Pro Max.
Um dos diferenciais do Air é o platô na traseira, onde ficam os principais componentes, como processador, câmera e alto-falante. Todavia, a Apple chama essa elevação de “platô”, embora seja um verdadeiro calombo, como em outros smartphones lançados em 2025.
Ainda assim, a bateria continua sendo de íons de lítio, enquanto marcas chinesas já adotam tecnologia de silício-carbono para aumentar a capacidade em aparelhos finos. Nesse sentido, a combinação do platô da Apple com baterias de nova geração promete celulares ainda mais compactos no futuro.
A câmera traseira única tem 48 megapixels e zoom óptico de 2x, além de zoom digital de até 10x, oferecendo fotos nítidas. Contudo, a ausência de lente grande angular limita algumas possibilidades, um problema similar ao do iPhone 16, o modelo mais barato da marca atualmente. O destaque da câmera frontal é o recurso “palco central”, que ajusta automaticamente a orientação e o zoom das selfies dependendo do número de pessoas. Além disso, a funcionalidade é divertida e prática, embora não venha ativada por padrão.
MARCOS FIDELIS