AtualidadesHome

Orlando Morando recebe em Madri prêmio internacional de inovação por programa Smart Sampa

Sistema de segurança de São Paulo foi reconhecido pela UCCI 2025 como referência em tecnologia e inovação urbana

O programa Smart Sampa, sistema pioneiro de segurança urbana da Prefeitura de São Paulo, foi premiado nesta segunda-feira (29) em Madri, na Espanha, como uma das cinco iniciativas vencedoras do Prêmio UCCI 2025 de Inovação Ibero-americana. Além disso, o projeto foi o único a se destacar na área de segurança pública, consolidando a capital paulista como referência em inovação tecnológica no setor.

O secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, representou o prefeito Ricardo Nunes no evento internacional. “Esse reconhecimento internacional reforça que estamos no caminho certo: inovando, cuidando das pessoas e tornando São Paulo uma referência em segurança pública na América Latina”, declarou Morando, ao receber a premiação das mãos do prefeito de Madri, José Luis Martínez-Almeida, copresidente da UCCI.
Ainda mais, Morando acrescentou: “A importância deste prêmio é a prova de que se trata de um programa criado pelo prefeito Ricardo Nunes, que não tem narrativa, mas sim resultados. Foram dois mil foragidos recapturados, mais de três mil flagrantes e mais de 400 veículos recuperados, entre carros e motos. O programa SmartSampa é o mais moderno sistema de monitoramento da América Latina. Receber este prêmio é, sem dúvida, a confirmação de que o programa está dando certo e contribuindo para que a população se sinta cada vez mais segura.”

Contudo, o destaque do Smart Sampa não se limita ao troféu. Com 40 mil câmeras de videomonitoramento espalhadas por todas as regiões da cidade, o sistema integra inteligência artificial, sensores urbanos, geolocalização e monitoramento em tempo real. Do total, 20 mil equipamentos são próprios da plataforma e outros 20 mil pertencem ao setor privado, mas estão integrados à rede pública.

Ainda mais expressivos são os números alcançados desde a adoção da tecnologia de reconhecimento facial, em novembro de 2024. Nesse período, a GCM – Guarda Civil Metropolitana capturou 1.987 foragidos da Justiça e realizou 3.242 prisões em flagrante. Entre os crimes flagrados estão furtos, roubos, tráfico de drogas, vandalismo e invasão de equipamentos públicos. Em outras palavras, a ferramenta tem contribuído diretamente para a redução da criminalidade e reforça os resultados citados por Morando durante a premiação.

Além disso, o sistema também possibilitou localizar 90 pessoas desaparecidas, ampliando seu impacto social. Juntamente com a segurança, o Smart Sampa também se firmou como ferramenta de gestão urbana, já que permite monitorar espaços públicos e agilizar a tomada de decisão pelas equipes municipais.

Nesse sentido, o modelo chamou atenção durante o Fórum Ibero-americano de Inovação Pública Local, em Madri. Ainda assim, o fator que mais impressionou especialistas foi a capacidade de resposta: a média de detecção e ação é inferior a 10 minutos, resultado do posicionamento estratégico das câmeras em pontos críticos da cidade.

 

MARCOS FIDELIS

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo