A rede de proteção a moradoras vítimas de violência foi fortalecida nesta segunda-feira (29/09) com a renovação de parceria entre as prefeituras de São Bernardo e de São Caetano para o custeio da Casa Abrigo da Mulher. A prefeita Jessica Cormick e o prefeito Tite Campanella assinaram convênio para o cofinanciamento do serviço de alta complexidade, que tem capacidade para acolher até 20 mulheres e seus filhos ou filhas menores de 18 anos. O local aceita os animais de estimação da família.
Para este ano, entre setembro e dezembro, estão previstos repasses de R$ 447 mil, sendo 70% do custeio feito pela Prefeitura de São Bernardo e 30% pela Prefeitura de São Caetano. Os valores são proporcionais à utilização das vagas disponíveis. Além de acolhimento, a unidade, mantida em local sigiloso, oferece suporte psicológico, apoio social e jurídico e toda a assistência necessária. A parceria foi celebrada por período inicial de quatro meses, podendo ser renovada por até cinco anos.
“Estamos renovando essa importante parceria com São Caetano para manter ativa a Casa Abrigo dedicada ao atendimento especializado a mulheres vítimas de violência de nossas cidades. Um serviço que, infelizmente, ainda é necessário, mas que salva vidas. Estamos trabalhando para fortalecer a rede de proteção e ampliar o acesso aos canais de denúncia e contato, para que as moradoras que precisem saibam a quem recorrer, e de que modo”, afirmou a prefeita de São Bernardo, Jessica Cormick.
O prefeito de São Caetano, Tite Campanella, destacou a importância do serviço de alta complexidade mantido de forma conjunta pelos dois municípios. “É um item a mais na segurança das mulheres vítimas de violência, que estão recebendo das duas cidades todo o respaldo e todo o apoio. Gostaríamos que não houvesse esse problema, mas estando presente a gente tem que enfrentar, combater e vencer.”
SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO – Além das 20 vagas mantidas pela Casa Abrigo da Mulher cofinanciada pelas prefeituras de São Bernardo e São Caetano, as cidades também têm como referência a Casa Abrigo Regional, mantida por meio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC – duas unidades mantidas em locais sigilosos que disponibilizam, juntas, outras 40 vagas.
CANAIS DE ATENDIMENTO – Moradoras em situação de violência em São Bernardo podem buscar suporte e ter acesso aos serviços gratuitos da rede de proteção da Prefeitura junto ao CRAM (Centro de Referência e Apoio à Mulher). A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Dr. Fláquer, 208, Centro. Telefones para contato: 2630-7021 ou 4125-9485.
Em caso de emergência, as vítimas devem acionar a Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153, ou a Polícia Militar, pelo telefone 190.