
A Câmara Municipal de São Bernardo realizou, Na tarde de quinta-feira (25), uma sessão solene em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Além disso, a cerimônia, proposta pela vereadora Ana Nice – PT, presidenta em exercício, aconteceu no Plenário Lenildo Freitas Magdalena (“Plenarinho”), com o tema “Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho”.
Durante a solenidade, Ana Nice destacou o compromisso de seu mandato com a promoção de políticas públicas inclusivas. “Após um período de discussão e articulação, conseguimos aprovar a proposta que institui a Política Municipal de Emprego Apoiado. Essa medida garante a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho com treinamento e suporte técnico, para que possam desenvolver suas habilidades profissionais, eliminar o capacitismo e possibilitar a permanência no emprego. Trago essa informação com muita alegria, porque cada passo dado na acessibilidade e na inclusão é uma vitória da nossa sociedade”, afirmou.
Ainda mais, a parlamentar enfatizou que sua atuação envolve educação, saúde, acessibilidade, combate ao preconceito e promoção da equidade. Nesse sentido, a sessão serviu não apenas para refletir sobre desafios históricos da população com deficiência, mas também para apresentar avanços concretos, como projetos de lei e ações de fiscalização das políticas públicas.
CENÁRIO
Segundo dados do IBGE 2022, o Brasil possui 14,4 milhões de pessoas com deficiência, representando 7,3% da população com dois anos ou mais. Do mesmo modo, a data celebrada em 21 de setembro, instituída pela Lei nº 11.133/2005, reforça a importância da igualdade de oportunidades, sensibiliza a sociedade para os desafios de acesso a serviços básicos e combate a discriminação.
Porém, Ana Nice destacou que a continuidade de políticas públicas inclusivas é essencial. “Cada iniciativa, cada projeto que visa a inclusão e a acessibilidade, é uma maneira de assegurar dignidade, participação plena e oportunidades reais para essas pessoas. O compromisso do nosso mandato é permanente e se estende a todos os setores da sociedade”, acrescentou.
Juntamente com a vereadora, compuseram a mesa de honra Fábio Branco, secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA – Transtorno do Espectro Autista; Rogério Sariev, psicólogo, neuropsicólogo e presidente da Associação Gestores de Recursos Humanos do ABC; Cristiano Santos, trabalhador da Volkswagen e coordenador da Comissão PCD do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC; Luana Barros, funcionária da Mercedes-Benz, surda, formada em Marketing pelo Senac e soldadora pelo Senai; e a vereadora Luana Eloá, que atua em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, TEA e mães atípicas.