
A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Florestan Fernandes tem uma vocação especial para as questões ambientais. Localizada em Área de Proteção e Recuperação do Manancial Billings, na região do Eldorado, a EMEB fez uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMAS) e realizou um plantio simbólico comemorativo ao Dia da Árvore (21 de setembro) e início da primavera.
De acordo com a SMAS, o local comportava, adequadamente, 10 árvores de espécies variadas: Ipê Amarelo, Arueira Pimenteira, Pau-Ferro e Sangra D’água. Para deixar a escola ainda mais bonita e agradável, o jardim principal de entrada ganhou mudas do arbusto Ixora, que são espécies floríferas, para atrair borboletas e outros insetos, também importantes para o meio ambiente equilibrado.
Além do projeto paisagístico, o preparo do plantio incluiu uma palestra explicativa. Nela, a equipe de educação ambiental da Prefeitura ensinou às crianças a importância das árvores para as pessoas e os bichos.
A SMAS pretende plantar, até o fim deste semestre, mais de 300 novas árvores no município. O plantio vai priorizar áreas mais carentes de vegetação.
Segundo a diretora, Marisa Vidal, a EMEB Florestan Fernandes tem quase 900 alunos. “Nossa EMEB sempre procura destacar a importância do meio ambiente. No desfile do Dia 7 de Setembro, por exemplo, a escola levou para a festa cívica a temática da fauna brasileira”, disse Marisa.
A escola costuma receber a visita de coruja, tucano, arara, maritaca e outros pássaros. “No futuro, quando essas árvores crescerem, poderemos oferecer mais conforto aos bichos e à nossa comunidade toda”, comemora a vice-diretora Noema Jesus.
O próximo projeto da EMEB é a implantação de uma horta comunitária e educativa.