O vereador Danilo do Teco – Podemos, apresentou recentemente um projeto de lei que propõe a criação do programa “Prefeitura Sem Papel” no âmbito da administração pública do município de Mauá. Além disso, a iniciativa busca modernizar a gestão municipal, reduzindo custos e integrando práticas de sustentabilidade ambiental.
Segundo o parlamentar, “O presente Projeto de Lei tem como objetivo instituir, no Município de Mauá, o Programa ‘Prefeitura Sem Papel’, promovendo a modernização da gestão pública, a redução de custos e o compromisso com a sustentabilidade ambiental”. Ainda mais, a proposta pretende implementar ferramentas digitais para eliminar gradativamente o uso de papel em processos administrativos, ofícios e documentos internos e externos.
Além disso, Danilo do Teco destacou que a transformação digital representa uma economia significativa aos cofres públicos, bem como garante maior eficiência, transparência e agilidade na prestação de serviços ao cidadão. Contudo, o projeto também visa contribuir com a preservação do meio ambiente, reduzindo consumo de papel, tinta e energia elétrica.
Em outras palavras, a iniciativa está alinhada às metas globais de sustentabilidade e ao combate às mudanças climáticas, consolidando Mauá como uma cidade mais moderna e consciente. Todavia, o vereador ressaltou que cidades brasileiras que já adotaram medidas semelhantes obtiveram resultados expressivos, tanto na melhoria da gestão pública quanto na aproximação entre governo e população.
O projeto é fruto da atuação da Bancada da Juventude dos Vereadores do ABCDMRR, composta por Márcio Júnior (Diadema), João Viana (São Bernardoo), Clóvis Girardi (Santo André), Diego Cabral (Santo André), Danilo do Teco (Mauá), Léo Alves (Rio Grande da Serra) e Matheus Brizotto (Ribeirão Pires). Nesse sentido, os parlamentares reafirmam o compromisso da juventude com inovação, sustentabilidade e melhoria dos serviços públicos.