
A cidade de Diadema viveu um momento simbólico de cidadania com a eleição da prefeita mirim Giovana Correa Silva e da vice-prefeita Alice Amaral, em projeto conduzido pela Prefeitura. Além disso, a ação contou com a formação de um secretariado mirim, responsável por áreas como Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Meio Ambiente, Segurança, Finanças e Segurança Alimentar.
Ainda mais, a iniciativa foi marcada por entusiasmo nas escolas, onde alunos participaram ativamente de campanhas internas, vivenciando de perto o processo democrático. Nesse sentido, diretores, professores e crianças se uniram em uma mobilização que, segundo a administração, fortalece a compreensão sobre representatividade e o exercício da cidadania desde cedo.
“A voz da nova geração já ecoa mais forte em Diadema: um show de participação e aprendizado para toda a cidade. Estou falando desse grande momento da Democracia que elegeu a prefeita mirim de Diadema, Giovana Correa Silva, e a vice, Alice Amaral. Um processo pensado e organizado com todo o carinho para os nossos alunos poderem se aproximar do universo político, promovendo, na prática, a compreensão da Democracia e o valor da representatividade”, declarou o prefeito da cidade Taka Yamauchi – MDB.
Contudo, o projeto não se limitou apenas à votação. De acordo com a gestão municipal, a criação do secretariado mirim possibilita que os estudantes compreendam, na prática, a função de cada pasta e o impacto direto de suas ações no dia a dia da comunidade. Em outras palavras, trata-se de um exercício de aprendizado que vai além da sala de aula.
Ainda assim, a proposta também busca plantar uma semente para o futuro, incentivando o protagonismo infantil e a formação de futuros líderes engajados com as demandas da cidade. Ou seja, a experiência pretende despertar desde cedo a noção de responsabilidade coletiva.
“Essa experiência é essencial para criar cidadãos conscientes desde cedo, prontos para liderar e propor mudanças em sua cidade. Ao fortalecer o protagonismo das crianças, estamos contribuindo para a formação de futuros líderes que, um dia, estarão à frente de iniciativas que transformarão nossa cidade. Mais um passo fundamental para ensinar que cuidar da escola, da rua e do bairro é parte da construção de uma sociedade melhor. Assim é que se faz, com trabalho e compromisso com Diadema”, completou Taka.