GCM de SBC prende motorista embriagado após colisão em muro
Em três dias de atuação, Guarda registrou 383 ocorrências, incluindo 136 casos de perturbação do sossego, prisões em flagrante e atendimentos a vítimas de violência doméstica
A Operação Dorme Bem, realizada pela GCM de São Bernardo entre a noite de sexta-feira (19/09) e a madrugada desta segunda-feira (22/09), teve como destaque a prisão de um motorista embriagado que tentou fugir da abordagem e acabou colidindo contra o muro de um condomínio, no cruzamento da Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco com a Rua Caminho da Educação, no bairro Alves Dias.
Com apoio da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), a ação intensificou o patrulhamento noturno e, em três dias de atuação, resultou em 383 ocorrências, incluindo 136 registros de perturbação do sossego, além de casos de violência doméstica, prisões em flagrante e apreensão de drogas.
O episódio no Alves Dias ocorreu após denúncia de que o motorista estaria portando uma arma de fogo em via pública. Ao perceber a aproximação da viatura, ele tentou escapar em alta velocidade, mas perdeu o controle do veículo e bateu contra o muro do condomínio. Durante a abordagem, apresentava sinais evidentes de embriaguez, como fala arrastada, andar cambaleante e hálito alcoólico, mas se recusou a realizar o teste do bafômetro.
Levado ao 3º DP, declarou ter ingerido bebidas alcoólicas em um bar e, ao tentar fugir, perdeu o controle do carro. O automóvel, pertencente a uma locadora, foi apreendido, e o homem permaneceu à disposição da Justiça.
DORME BEM – O comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, avaliou como positivos os resultados da operação. “Os 136 casos de perturbação do sossego registrados mostram o desafio que enfrentamos nos finais de semana. Mas, acima dos números, está o compromisso da Guarda em garantir noites mais tranquilas para a população, com presença constante e resposta rápida em cada ocorrência.”
O balanço da Operação Dorme Bem também aponta 19 atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica, três flagrantes de embriaguez ao volante, duas agressões com lesão corporal, uma tentativa de homicídio e um furto. Também foram registradas situações de acidentes de trânsito, direção perigosa, tumultos em manifestações públicas e outras ocorrências de risco.
O secretário municipal de Segurança, Major Arley Topalian, frisou o caráter humano da operação. “Foram 383 ocorrências atendidas em três dias, de diferentes naturezas, que exigiram atenção imediata das equipes. Casos como o do motorista embriagado, que terminou em colisão no Alves Dias, mostram a importância da resposta rápida da Guarda. Reforçar o patrulhamento, apoiar vítimas e atuar com firmeza contra a desordem é a forma de mostrar à população que segurança é, antes de tudo, proteção e confiança.”