O Plenário Tereza Delta, em São Bernardo, foi palco de uma sessão solene em homenagem ao Dia dos Desbravadores, no sábado (20). A iniciativa partiu do vereador Julinho Fuzari – Cidadania, e foi realizada nos termos da Resolução nº 3.040, de 10 de setembro de 2015. Além disso, o encontro reuniu representantes da Igreja Adventista e lideranças regionais ligadas ao movimento.
Compuseram a Mesa de Honra o vereador Julinho Fuzari, presidente da comissão organizadora; o pastor Eduardo Giglio, departamental de Desbravadores, Aventureiros e Jovens da Associação Paulista Sudeste; Miriam Priscila Gangi, regional de Desbravadores de São Bernardo do Campo; o pastor Joani Alves Ferreira Junior, pastor distrital; além de Cristiellen Xavier Leon e José Carlos Bispo Leon, ambos coordenadores de Desbravadores do Planalto. Desse modo, a solenidade contou com uma ampla representatividade do movimento.
Durante seu pronunciamento, Julinho Fuzari ressaltou a relevância da homenagem. “Quero agradecer a Igreja Adventista e aos Desbravadores por me oportunizarem presidir essa sessão. Para mim é de grande valia, vai de encontro com todos os valores que estão imbuídos no meu caráter: fé, família e pátria. O trabalho da Igreja Adventista tem que servir de referência para as outras igrejas; ela coloca a fé em prática, e isso tem que ser exemplo”, afirmou. Ainda assim, o parlamentar destacou sua preocupação com os jovens que se afastam da espiritualidade.
Os Desbravadores são meninos e meninas entre 10 e 15 anos, oriundos de diferentes classes sociais, cores e religiões. Nesse sentido, reúnem-se semanalmente para desenvolver talentos, habilidades e o gosto pela natureza. Além disso, vibram com atividades ao ar livre, como acampamentos, caminhadas, escaladas e explorações em matas e cavernas.
Contudo, a formação vai além do lazer. Os jovens aprendem a cozinhar ao ar livre, fazer fogo sem fósforo e praticar ordem unida. Do mesmo modo, exercitam a criatividade em artes manuais e combatem o uso de álcool, fumo e drogas. Ainda mais, atuam em equipes para servir à comunidade, prestando auxílio em calamidades e participando de campanhas solidárias.