O prefeito de Santo André, Gilvan – PSDB, anunciou avanços em uma parceria com o Governo do Estado para ampliar o uso de câmeras de monitoramento e implementar inteligência de dados na cidade, incluindo leitura de placas e reconhecimento facial. Nesse sentido, a iniciativa busca reforçar o combate à criminalidade e tornar o município mais seguro.
Além disso, o prefeito destacou que a tecnologia será integrada rapidamente. “Nos próximos 15 dias, no mais tardar, teremos o reconhecimento facial implementado. Temos dialogado constantemente com o Governo do Estado, com o secretário do ERIT e com a Secretaria de Segurança Pública, sobre a inteligência de dados entre o município e o estado”, afirmou Gilvan.
Ainda mais, ele detalhou que o sistema de leitura de placas será ampliado, passando de 30 para mais de 140 câmeras, fortalecendo a capacidade de identificar veículos e produtos de furto e roubo, assim como foragidos da justiça. Em outras palavras, a tecnologia será usada de forma estratégica para apoiar operações municipais e estaduais.
Contudo, o prefeito ressaltou que o trabalho não se limita à tecnologia. Ele explicou que, assim como a chamada “muralha paulista”, a cidade de Santo André trabalha na “muralha andréense”, fechando as divisas para controlar os índices criminais de forma realmente efetiva.
Além disso, Gilvan informou que o Governo do Estado liberou a possibilidade de integrar câmeras privadas — de comércios ou residências — ao sistema municipal, desde que atendam aos requisitos técnicos. “Aqueles equipamentos que tiverem a configuração adequada poderão ser integrados, e faremos um chamamento para que isso aconteça”, detalhou.
MARCOS FIDELIS