O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi – MDB, confirmou, na segunda-feira (15), o repasse de R$ 30 milhões do governo do Estado de São Paulo para o custeio das ações e serviços de saúde no município. O valor, já anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas – Republicanos, no último dia 29, foi transferido do Fundo Estadual de Saúde ao Fundo Municipal de Saúde.
Além disso, o prefeito ressaltou que o recurso chega em um momento crucial para a cidade, que enfrenta dificuldades financeiras herdadas de gestões anteriores. “São R$ 30 milhões para a saúde que chegam em boa hora e que vão ajudar muito a atender a população da nossa cidade. Agradeço ao governo do Estado pelo olhar atento à nossa cidade e região”, afirmou.
Ainda mais, o chefe do Executivo destacou que, apesar da dívida encontrada no início da gestão, avanços já foram conquistados no setor. “E mesmo com a dívida que encontramos no início do ano, já avançamos muito na área da saúde, reduzimos as filas de exames e consultas com a Força-Tarefa na Saúde, agilizamos os resultados de exames, demos fim ao triste cenário das macas nos corredores do Hospital Municipal e agora buscamos agilizar as consultas com as especialidades em parceria com o governo estadual”, acrescentou o emedebista.
Nesse sentido, a administração municipal reforçou que o montante será destinado exclusivamente ao custeio, garantindo a continuidade e a ampliação de serviços essenciais, como consultas, exames e atendimento hospitalar. Contudo, a Prefeitura reforçou que o desafio é grande e que será necessário seguir com parcerias e investimentos para manter a qualidade do atendimento.
Brasília
Do mesmo modo, Taka Yamauchi já confirmou que seguirá em busca de novos investimentos. O prefeito está, desde ontem, em Brasília, onde busca recursos para projetos estratégicos da cidade. Entre as prioridades estão a captação de verbas de emendas parlamentares, a obtenção de recursos para o projeto Faixa Azul, a construção do novo hospital com alterações sugeridas pela equipe técnica, além de obras de recapeamento e a finalização do CEU da Educação.