CidadesHomeSão Bernardo do Campo

Em trabalho de inclusão, Oficina Ortopédica itinerante de São Bernardo chega a 442 serviços realizados

Reparos em cadeiras de rodas representam 87% do total, tendo o Planalto e Paulicéia na liderança do número de equipamentos consertados; prefeita acompanhou equipe da van nesta sexta-feira

A Oficina Ortopédica itinerante da Prefeitura de São Bernardo completa cinco meses de serviços pela inclusão na segunda-feira (15/09) e chega ao número de 442 reparos em equipamentos, entre cadeiras de rodas, de banho, andadores, próteses, órteses e bengalas. Na manhã desta sexta-feira (12/09), a prefeita Jessica Cormick acompanhou o trabalho dos técnicos na residência da munícipe Maria das Dores, no bairro dos Casa, para conserto de cadeiras de rodas e de banho.
Conforme o balanço feito pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA (Transtorno do Espectro Autista), que tem à frente Fábio Branco, das 442 manutenções preventivas, corretivas e pequenos reparos realizados até agora pela Oficina, denominada Inclusão em Movimento, 87% foram em cadeiras de rodas, 9% cadeiras de banho, 1% bengalas, 2% andadores e 2% entre próteses e órteses.
Ainda segundo o levantamento, os bairros com mais atendimentos na nova atualização agora são Planalto e Paulicéia, com 32 atendimentos cada. Riacho Grande, que liderava no mapeamento em agosto, ocupa a terceira posição, com 29, seguido de Areião e Baeta Neves, cada um com 23 atendimentos. Com relação a como a pessoa conheceu o serviço, indicações de amigos ou familiares ficaram à frente, cada um com 31%; profissionais de Saúde em segundo, com 19%; outros recebeu 18,3%, e 0,7% viu a van na rua.
O programa, lançado em meados de abril pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, disponibiliza, de forma gratuita, serviço de manutenção básica e pequenos reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs), como muletas e bengalas.
“Nosso governo é o governo da inclusão, que olha para toda a população, mas, sobretudo, para as pessoas que precisam de uma atenção maior do poder público, como é o caso das pessoas com deficiência e TEA e também aquelas em vulnerabilidade social. Governar para todos significa atender a toda a população com o mesmo empenho, mas em algumas áreas é preciso ter políticas públicas específicas. A Oficina Itinerante é uma delas, e o resultado tem mostrado o quanto esse serviço era necessário”, frisou Jessica Cormick.
*BOM HUMOR -* A mineira Maria das Dores, de 79 anos, menciona que perdeu o movimento das pernas com apenas três dias de vida em razão de neuropatia crônica, conforme o médico disse à família. Atualmente, ela enfrenta problemas na bexiga e de hérnia no umbigo, o que exige medicamentos diários, mas apesar das dificuldades é alto astral e mantém o bom humor. Diz que estava sentindo falta de “dar umas voltas” porque seu meio de locomoção, a cadeira de rodas, estava com problemas, como pneu furado.
“Sem a cadeira de rodas não posso sair para nada. Tem coisas que quero fazer e outras que preciso, mas sem poder andar não tem como. Mas agora que o pessoal da Prefeitura veio aqui e arrumou, vou sair e namorar muito”, brincou, ao lembrar que entre o contato por telefone com a Secretaria e o conserto se passaram “apenas três ou quatro dias”, disse ela.
“Nossa, foi muito rápido. O serviço é ótimo, e o pessoal muito atencioso. Só tenho a agradecer e desejar que Deus os abençoe, porque nunca imaginei que um dia teria esse serviço de graça, e sem precisar sair de casa”, comentou dona Maria, logo após a realização do conserto. No caso dela, os técnicos trocaram os pneus e as câmeras e fizeram o alinhamento das rodas traseiras da cadeira. A cadeira de banho também passou por reparos, com a troca do assento, instalação do apoio de braço e lubrificação das rodas, que estavam emperradas.
Para o secretário de Direitos da Pessoa com Deficiência, Fábio Branco, o serviço da Oficina Itinerante vai além de reparo e manutenção de equipamentos, porque vai ao encontro de quem precisa, mesmo em locais de difícil acesso. “Estamos sobretudo levando autonomia, dignidade e oportunidades para moradores de qualquer região de São Bernardo, porque o que importa são as pessoas. Nosso objetivo é continuar trabalhando forte com esta política pública para beneficiar um número ainda maior de moradores que precisam do serviço.”
*Como funciona:*
• Serviço Gratuito:
A oficina ortopédica itinerante oferece serviços de reparo e manutenção gratuitos.
•  Atendimento em Casa:
A van da Prefeitura, equipada para realizar os reparos, vai até a casa do usuário para realizar os serviços.
•  Agendamento Prévio:
O atendimento é feito mediante agendamento prévio na Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, por meio do telefone 2630-4107 (também é WattsApp), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
•  Requisitos:
O usuário deve ser residente em São Bernardo, apresentar documento oficial com foto, fornecer nome completo, CPF, endereço, telefone, e o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do beneficiário.
•  Tipos de Equipamentos:
O serviço abrange a manutenção de cadeiras de rodas, órteses, próteses e outros equipamentos auxiliares de locomoção.
Objetivos:
•  Aumentar a Acessibilidade:
Simplificar o acesso a reparos e manutenção para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
•  Garantir a Autonomia:
Permite que as pessoas com deficiência mantenham seus equipamentos em bom estado, garantindo sua autonomia e independência.
•  Promover a Inclusão:
Leva serviços de manutenção diretamente à residência do usuário, promovendo a inclusão e o respeito.
Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo