CulturaHome

Joaquim Celso Freire lança “Caminhos e Cercanias” e aproxima poesia do ABC e de regiões carentes

Autor doa exemplares a escolas de áreas com menor IDH em Minas Gerais

Caminhos e Cercanias, décimo livro do escritor e professor Joaquim Celso Freire, foi lançado na Alparrabio Livraria e Editora, em Santo André. Além disso, o evento celebrou quatro décadas de atuação do autor no ABC, região que ele considera essencial em sua trajetória pessoal e profissional.

“Esse é o meu livro de número 10 e apresenta-lo ao ABC, meu espaço de convivência e trabalho nos últimos 40 anos me, gratifica. Ademais esse livro, em especial, tem um valor especial para mim, como professor: o fato de 25 exemplares dele ser doado e distribuído a 25 escolhas públicas, nas 25 cidades, com menor IDH, nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. Isso juntamente com 24 outros títulos integrantes da Coleção ‘Infame Ruído’, da Inmensa Editorial”, disse o autor Joaquim Celso Freire, professor na USCS – Universidade de São Caetano do Sul.

A obra reúne uma seleção da poesia de Joaquim Celso Freire produzida entre 1997 e 2024. Estruturada em oito seções, Caminhos e Cercanias instiga a reflexão sob perspectivas ambiental, social, econômica, política, cultural e afetiva. Contudo, apesar da forte marca da territorialidade jequitinhonhense, a universalidade dos textos permanece evidente, permitindo múltiplas interpretações e aproximações do leitor.
“perambulam as minhas ideias / por esses campos gerais / trechos sem fim. / rodopiam esperanças / respiro o lugar e outras distâncias / pedras prados varjas prosas / rosa – coração corte sorte cicatriz raiz / umbigo – mourão. / o rio / o real o imaginário / a dificultosa travessia / e tudo mais… / enfim aluvião – a foz / em mim sertão – alfoz /calmo-arriscoso-feroz”.

Além disso, Caminhos e Cercanias integra a coleção INFAME RUIDO, uma iniciativa da Inmensa Editorial conduzida pelo professor e editor Anelito de Oliveira. A proposta da coleção é democratizar o acesso à leitura em regiões historicamente marginalizadas, bem como fomentar a literatura contemporânea brasileira e africana. Todavia, o projeto vai além do simples lançamento de livros, já que 25% da tiragem é destinada a escolas públicas nas cidades com menor IDH nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais, reforçando o compromisso social da

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo