Com a VW, CIESP SBC fortalece a indústria e mira liderança nacional em inovação
Agenda conjunta com a Prefeitura reforça a competitividade industrial e um plano de desenvolvimento de 10 anos
A reunião plenária do CIESP São Bernardo do Campo contou com a presença da prefeita interina, Sargento Jessica Cormick , e do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude de SBC, Rafael Demarchi .
Entre os destaques do encontro houve a assinatura de parceria inédita com a Volkswagen do Brasil e os primeiros passos para a consolidação de São Bernardo do Campo como polo de inovação tecnológica a partir da nova fase do SENAI Mário Amato.
Parceria CIESP SBC–Volkswagen do Brasil
Como parte da estratégia de fortalecimento do ambiente de negócios, foi formalizada em 27 de agosto de 2025 a parceria institucional inédita entre o CIESP São Bernardo do Campo e a Volkswagen do Brasil.
O acordo prevê condições diferenciadas para a aquisição de veículos por empresas associadas ao CIESP SBC, por meio da rede de concessionárias da Grande São Paulo, com benefícios graduados conforme o perfil e porte de cada empresa. A iniciativa reforça a confiança mútua entre indústria e montadora, amplia a competitividade das associadas e estimula investimentos no território.
Para Mauro Miaguti, diretor titular do CIESP SBC, a combinação entre inovação, cooperação público privada e parcerias estratégicas cria um ciclo virtuoso para a economia real. “A economia precisa andar independentemente da política. Temos que continuar, pois nosso plano não é de 4 anos, e sim de 10 anos”, destacou.
Durante o evento a Prefeitura reiterou o compromisso com políticas públicas que facilitem a inovação, a qualificação de mão de obra e a atração de investimentos, reforçando a convergência entre governo local, entidades de fomento e setor produtivo.
Inovação em pauta
A unidade do SENAI Maio Amato passou por ampla modernização, com investimento estimado em R$ 150 milhões, o que inclui a atualização de laboratórios, infraestrutura e ambientes de P&D.
Para apresentar a nova estrutura à comunidade empresarial, a próxima reunião plenária do CIESP SBC será realizada no local, em agenda dedicada à integração entre pesquisa aplicada e demandas industriais.
Miaguti destacou ainda que centros e equipes de inovação do SENAI foram concentrados em São Bernardo, atraindo pesquisadores de outras cidades e aproximando a indústria regional de soluções tecnológicas de ponta. “Essa é uma missão do CIESP SBC, em cooperação com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico: tornar o SENAI Mário Amato uma referência nacional em inovação e, com isso, acelerar a competitividade das empresas do Grande ABC”, completou.
Hoje o SENAI Mário Amato reúne 520 pesquisadores, dos quais 400 já residem no município, ampliando o impacto econômico local por meio da geração de renda e do fortalecimento do ecossistema de tecnologia e indústria. “Estamos diante de uma oportunidade concreta de posicionar São Bernardo como o maior distrito de inovação tecnológica do país. Trazer talentos para morar e produzir aqui aumenta a circulação de receita e aproxima ainda mais as empresas da região da fronteira do conhecimento” , celebrou Miaguti
Rafael Demarchi ressaltou o papel da indústria para a cidade de São Bernardo do Campo: “A indústria é a grande geradora de empregos e valor agregado para a nossa cidade. Por isso a importância de estarmos no CIESP SBC ouvindo as demandas e direcionando a cidade para um planejamento estratégico para curto, médio e longo prazo.”
