O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de São Bernardo do Campo e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB SP, Ariel de Castro Alves, participa nesta terça-feira, dia 19 de agosto, do Seminário “Dia Nacional da População de Rua”, que ocorrerá das 9hrs às 15hrs no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (Rua João Basso, 231, Centro), em São Bernardo do Campo. O evento está sendo organizado e promovido pelo Movimento Nacional da População de Rua, com apoio da Pastoral do Povo de Rua da Diocese de Santo André, do Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), entre outras entidades e organizações.
O dia nacional da população de rua é uma data de mobilização e luta da população em situação de rua e das entidades de direitos humanos em memória do “Massacre da Praça da Sé”, ocorrido entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004, no centro de São Paulo, que resultou nas mortes de 7 pessoas em situação de rua, além de vários feridos.
“No Brasil, levantamentos feitos com base em dados do governo federal, demonstram que temos 335 mil pessoas vivendo nas ruas, sendo que 100 mil estão na Capital Paulista. No entanto, após a Capital, Guarulhos e Osasco, São Bernardo do Campo tem a quarta maior população em situação de rua do estado, com 1.200 pessoas, mas o albergue da cidade tem capacidade para atender apenas 200 pessoas. Além de vagas em abrigos, precisamos de políticas de inclusão habitacional, de saúde mental e de trabalho e renda para essa população excluída, marginalizada e vulnerável”, afirma Ariel de Castro Alves.
No seminário desta terça feira, participarão, além da OAB de São Bernardo, representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e do Trabalho do Governo Federal, e os deputados estaduais Paula Nunes (Psol), Ediane Maria (Psol), Teonílio Barba (PT) e Luiz Fernando (PT), além de representantes da Prefeitura de São Bernardo e os membros das entidades sociais da região. O evento é aberto ao público.