CulturaHomeSão Caetano do Sul

Teatro nos Parques 2025 leva espetáculos de qualidade a São Caetano

Em seu 16º ano, com patrocínio Gerdau, por meio da Secretaria da Cultura e Economia e Indústria Criativas (Proac icms) do Governo de São Paulo a Mostra teatral reúne 21 espetáculos de teatro de rua, apresentados por grupos consagrados na cena nacional, como Pia Fraus, Trupe da Lona Preta, La Mínima e outros

Exemplo de democratização do acesso à Cultura e de formação de público, o Teatro nos Parques chega a décima-oitava edição em São Caetano do Sul. As apresentações são todas gratuitas e acontecem em praças, parques e outros espaços públicos nesses municípios.

O projeto já foi visto por mais de 400 mil pessoas, diretamente, ao longo de toda essa trajetória – muitas dessas pessoas tiveram a oportunidade de assistir a um espetáculo teatral pela primeira vez na vida.

Nosso maior desejo é que o público se encante pela arte e passe a frequentar a programação teatral e cultural de suas cidades. É por isso que trazemos sempre em nossa curadoria espetáculos que dialoguem com espectadores de todas as idades”, conta Edson Caeiro, idealizador e coordenador do projeto.

Além de seu caráter sociocultural e ambiental, o projeto alia cultura, entretenimento e lazer à formação de cidadania e responsabilidade social ao reunir trabalhos de grandes companhias que falem um pouquinho de todos esses ideais para pessoas de todas as idades.

Outro ponto alto é a valorização do teatro de rua. “O Teatro nos Parques é um convite para que artistas que já têm uma pesquisa consistente possam mostrar seu trabalho para novos públicos. Acho que nesses 16 anos pudemos valorizar a pesquisa dos Grupos de teatro de rua, ao trazer junto conosco atores, diretores e dramaturgos respeitados”, acrescenta Caeiro, além de ter relatos de pessoas sobre a importância do espetáculo em área verde acessível a todas as faixas etárias e classes sociais.

A programação desta temporada do Teatro nos Parques reúne 15 peças de grupos de grande destaque na cena nacional, como Pia Fraus, Pé de Chinelo, Cia Núcleo, Mamulengo da Folia, Baitaclã, Circo de Bonecos, Trupe Lona Preta, Severina Cia de Teatro, La Mínima, Cia da Tribo, Cia das Rosas, Duo Dégua e Grupo Sertania.

Desde 2024, o projeto passou a fazer parte da rede LIXO ZERO, uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação de valores de sustentabilidade.

A programação completa do evento será divulgada, em breve, no site https://www.teatronosparques.com/

Sobre o Teatro Nos Parques

Criado em 2009, o Teatro nos Parques tem a missão de planejar e executar projetos de teatro, circo e dança para todas as idades e classes sociais, em espaços abertos e parques com acessibilidade garantida para toda população.

Até 2024, em sua 18ª edição, o projeto já realizou 664 apresentações teatrais em 07 estados e 31 cidades brasileiras, ficando entre uma das maiores temporadas itinerantes de teatro do país.

O projeto é uma realização da Casa das Ideias em parceria com Estima Cultural, com patrocínio da Gerdau, que apoia o evento desde 2011 via Proac ICMS, do Governo do Estado de São Paulo.

Sobre a Gerdau

Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,92 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

Serviço

Teatro nos Parques
Quando: 3 de agosto a 21 de setembro
Ingressos: Grátis

Veja abaixo a programação completa por cidade:

São Caetano do Sul
17 de agosto, domingo
11h – Resenha de Mamulengo, com Mamulengo da Folia
15h – Circo de Variedades Baitaclã, com Cia Baitaclã
Onde: Parque Bosque do Povo – Estr. das Lágrimas, 320 – Jardim São Caetano, São Caetano do Sul

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo