Munick Rabuscky Davanzo
Ser advogado é…
É ser muitas coisas em uma só. É ser a luz no fim do túnel. É ser gestor de crise.
É ser a paz no meio do caos. É, muitas vezes, tirar leite de pedra. É acreditar quando ninguém mais acredita. E, acima de tudo, é cuidar de pessoas.
Ser advogado ou advogada é mais que um trabalho. Nos tornamos amigos e conselheiros de clientes que depositam em nós a confiança de colocar o destino de suas vidas, empresas, famílias e patrimônios em nossas mãos.
É ter, nas batalhas dos outros, o próprio sustento. É lutar diariamente para que direitos e prerrogativas não sejam ignorados. É cuidar dos outros e, às vezes, se deixar de lado — afinal, são tantos prazos… É escolher com cuidado quais guerras pessoais enfrentar, porque sabemos o peso que cada uma carrega. É amar estudar e, ao mesmo tempo, sonhar com um fim de semana sem abrir um livro ou processo sequer. É surpreender quem acha que não gostamos de festa. É conviver com o formalismo da profissão, sabendo que a prática raramente é glamourosa. É lutar para que o Judiciário seja cada vez mais simples, justo e acessível.
E, depois de tudo isso, ainda olhar para o futuro com esperança.
Neste mês do advogado, o meu desejo é que você se trate mais como trata seus clientes: como prioridade, com atenção e prevenção. Que dedique cuidado à sua carreira, aos seus relacionamentos profissionais e aos seus objetivos. Que se cerque de colegas que te apoiem nos dias mais difíceis e festejem contigo nas vitórias. Que aproveite mais a OAB da sua Subseção e tudo que ela pode te oferecer. E que nunca esqueça: você não está sozinho ou sozinha. Nossa rede de apoio é a própria advocacia — juntos, somos mais fortes.
Que, todos os dias, você reencontre o motivo que te fez seguir esse caminho.
E que o brilho nos olhos de quem está começando nunca se apague do seu rosto — para que cada causa seja conduzida com amor, coragem e esperança.
Assim, seguiremos juntos, sendo sempre faróis da Justiça.