O vereador Juninho Getúlio – PT, de Mauá, apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a concessão de um abono de duas horas no aplicativo Azul +, sistema de estacionamento rotativo da cidade, para as pessoas que realizarem doação voluntária de sangue. Além disso, a iniciativa tem como objetivo incentivar a solidariedade por meio de um benefício de fácil acesso.
Nesse sentido, o parlamentar destacou a importância da medida diante dos desafios enfrentados pelos hemocentros em todo o país. “Sabemos que nossos hemocentros em todo o país enfrentam hoje desafios em relação aos níveis de estoque que estão em situação crítica, e diante dessa realidade, devemos buscar formas criativas e eficientes de incentivar essa prática tão nobre”, afirmou Juninho Getúlio.
Além disso, o projeto não apenas facilita o acesso aos pontos de coleta, mas também reforça a valorização da doação como um ato de generosidade. Em outras palavras, “a proposta está em sintonia com as campanhas de saúde pública, incentivando uma cultura de solidariedade”, completou o vereador.
Contudo, o texto ainda precisa ser analisado e aprovado pelas comissões da Câmara Municipal antes de avançar para votação. Apesar disso, a iniciativa já tem recebido apoio por destacar um benefício prático que pode motivar mais pessoas a contribuir para salvar vidas.