CulturaHome
Demandas e desafios dos profissionais de educação da atualidade
No atual cenário da educação brasileira, os desafios são constantes e impulsionam seus profissionais a serem cada vez melhores, afinal, estão lidando com uma diversidade de seres humanos cujas necessidades individuais devem ser observadas.
Nesse contexto, alguns dos desafios que esses profissionais encontram, estão: a tecnologia como aliada pedagógica, ou seja, atuar de forma crítica e criativa, incluindo os conhecimentos sobre letramento digital para usar as ferramentas digitais para promover a colaboração, o pensamento crítico e a autonomia do aluno, superando o risco de um uso superficial e a barreira da desigualdade digital; o acolhimento da neurodiversidade e inclusão, indo além da simples inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, mas de fato, criar ambientes de aprendizagem que valorizem e potencializem as diferentes formas de aprender e de ser, como no caso de estudantes com autismo, TDAH e outras condições, o que exige um preparo sensível e técnico que a teoria, por si só, não dá conta; além da saúde emocional no ambiente escolar, é preciso lidar com a ansiedade, promover o bem-estar e construir um clima escolar de segurança psicológica e acolhimento, considerando que a pressão sobre os alunos e os próprios educadores nunca foi tão alta. Sendo assim, isso tornou-se uma das tarefas centrais do pedagogo.
O curso de pedagogia da USCS segue em constante atualização, buscando responder a esses desafios. Entre as alternativas de suprir as demandas citadas, a docente menciona alguns diferenciais da USCS que considera essenciais: A vivência prática desde o início, por exemplo, com programas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), no qual os alunos são inseridos em escolas públicas, desde cedo, vivenciando o dia a dia da profissão, tendo formações com os coordenadores desse Programa, planejando e aplicando atividades com a supervisão de professores experientes.
A formação do pesquisador é outra importante prática do curso. “Um bom professor não é um mero aplicador de técnicas; ele é um pesquisador da sua própria prática utilizando como modelo pesquisas educacionais já realizadas”, explica a gestora do curso de Pedagogia e Letras da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) professora Marialda Almeida. A Iniciação Científica e o PROFA (Programa de Formação Ampliada da Graduação) inserem os estudantes no universo da pesquisa, ensinando-os a questionar, investigar e fundamentar cientificamente suas escolhas pedagógicas.
Além disso, a centralidade do brincar e do movimento é de grande importância para a formação do profissional. Para isso, a USCS conta com uma brinquedoteca universitária dentro do campus Barcelona. “Entendemos que o desenvolvimento infantil é integral. Por isso, a Brinquedoteca Universitária é muito mais que uma sala de jogos. É o nosso principal laboratório, onde os alunos aprendem, na prática, a observar, a mediar conflitos, a desenvolver atividades lúdicas intencionais e a pesquisar o desenvolvimento infantil. Aliado a isso, nossos espaços para atividades de expressão e movimento permitem que o futuro professor vivencie e compreenda na pele a importância do corpo e da arte para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças”, explica.
Sobre as habilidades que o profissional deve ter além do conhecimento acadêmico, a docente reforça esta ser uma questão crucial. O diploma e o conhecimento técnico são o alicerce, mas o que constrói um profissional extraordinário é o que vem da pessoa”, conta a docente. Ela reforça que é indispensável ter interesse genuíno e empatia pelo ser humano. A educação é, em sua essência, uma relação humana. Sem a capacidade de olhar para cada criança como um indivíduo único, com sua história, seus medos e seus potenciais, o trabalho se torna mecânico. A empatia é a ferramenta de trabalho principal do pedagogo, esse olhar – a observação tão exercitada nos estágios – é o que permite acolher, motivar e transformar.
Quando se fala do mercado de trabalho para esses profissionais a docente afirma, com segurança, que o mercado de trabalho para o pedagogo está excepcionalmente aquecido. “Vivemos um cenário em que, muitas vezes, há mais vagas disponíveis do que estagiários e professores qualificados para preenchê-las. Nossos alunos frequentemente conseguem estágios remunerados logo nos primeiros anos do curso e muitos são efetivados nas instituições onde estagiam antes mesmo de se formarem”, explica. A demanda por profissionais que tenham essa formação sólida, que une teoria, prática e pesquisa, pode ser considerada como alta tanto em escolas públicas quanto privadas, além das outras áreas de atuação como pedagogia empresarial, hospitalar e em ONGs.
Sobre o curso de Pedagogia da USCS
Sua infraestrutura foi pensada para materializar a proposta pedagógica do curso. Ela é o palco onde o aprendizado acontece. Entre seus diferenciais estão:
– A Brinquedoteca Universitária: Como já mencionei, é a joia da nossa coroa. Um laboratório vivo e pulsante, onde a teoria do desenvolvimento infantil se encontra com a prática do brincar, da interação e da pesquisa acadêmica.
– Espaços para Expressão e Movimento: Dispomos de ambientes adequados para que os alunos explorem atividades de música, dança, teatro e artes plásticas. Eles aprendem fazendo, entendendo como o corpo e a arte são veículos essenciais para o aprendizado na infância.
– Programas de Imersão (PIBID, Iniciação Científica, PROFA): Considero esses programas parte da nossa infraestrutura intelectual e prática. Eles são as pontes que conectam nosso campus com a comunidade escolar e com o mundo da pesquisa científica, garantindo que a formação seja robusta e conectada com a realidade.
– Estrutura de Apoio: Além desses espaços específicos, contamos com bibliotecas com vasto acervo físico e digital, laboratórios de informática e um corpo docente formado por mestres e doutores que não apenas conhecem a teoria, mas possuem uma vasta experiência de prática didática, o que faz toda a diferença no processo formativo.