CidadesHomeSão Bernardo do Campo

Vigilância em Saúde de São Bernardo intensifica ações de educação junto à população

Departamento, ligado à Secretaria de Saúde, desempenha importante papel na difusão de informações e cuidados com a saúde

Você sabe o que a fiscalização de estabelecimentos como restaurantes, salões de cabeleireiros, açougues, entre outros comerciais, o monitoramento da qualidade da água potável, a vacinação de pessoas e animais e o combate à dengue têm em comum? Todas essas ações são de responsabilidade do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias da Secretaria de Saúde de São Bernardo, que se subdivide em diferentes áreas para garantir a proteção à saúde e o acesso à informação com ações de educação junto à população.

O Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias é um grande guarda-chuva. Dentro dele está a Vigilância Sanitária, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Vigilância em Saúde do Trabalhador, a Vigilância em Saúde Ambiental e a Vigilância Epidemiológica, responsável pela Seção de Imunização, Laboratório Municipal de Saúde Pública e Serviço de Verificação de Óbitos entre outros serviços, que garantem a saúde das pessoas, as boas práticas em serviços de alimentação, beleza e fiscalizações, além do controle de endemias, zoonoses e inúmeras atividades que impactam na saúde de toda a população”, explicou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn.

ATUAÇÃO – Em 2025, já foram realizados dezenas de encontros e palestras para debater temas diversos de prevenção e controle, como hepatites, ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), uso racional de medicamentos, fiscalização de caixas de água aberta, acondicionamento correto de alimentos, leptospirose, dengue, meningites, acidentes com animais peçonhentos como escorpiões, entre outras doenças e agravos.

Participação em ações de testagem de prevenção de ISTs onde foram realizados aproximadamente 80 exames de Sífilis e HIV e foram encaminhadas 774 amostras de exames ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para identificação das doenças de notificação compulsória.

O Vacimóvel, veículo que leva vacina para todas as regiões da cidade, também já foi levado para empresas, escolas, igrejas, condomínios e outros locais, ajudando a ampliar a cobertura vacinal contra a gripe entre o grupo prioritário (idosos, crianças e gestantes) para 50,19%, maior que a cobertura do Estado de São Paulo (47,08%) e do Brasil (46,22%). Os dados são do Ministério da Saúde até o dia 3 de agosto.

“É um trabalho que talvez as pessoas não notem tanto, mas que faz toda a diferença na promoção da qualidade de vida e da saúde da população”, destacou a assessora do Departamento de Vigilância em Saúde, Cristiane Ribeiro.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo