Laura Yamane
Virgílio N.S. Carvalho , Rafael Angelo Abud
Ilustração aplicando Inteligência Artificial by @vilmar_veneri
Caminhada em grupo com guias-robôs equipados com sensores. O grupo é apoiado com atenção e tecnologia Inteligente
Se existe um ponto de importância estratégica no mundo dos negócios em turismo nos dias atuais, é pensar globalmente e agir localmente. Pensar globalmente exige ampliação dos horizontes acompanhando todas as tendências e acontecimentos no mundo todo. Agir localmente exige formatação competitiva dos empreendimentos turísticos de maneira a atender às expectativas dos diversos públicos, das diversas classes sociais, das diversas faixas etárias e econômicas e sobre essa pedra fundamental, estabelecer todos os planos dos negócios, lembrando sempre que fatores externos e inesperados como as mudanças climáticas, econômicas e acidentais que podem transformar um bom plano de lucros em um grande pesadelo. É nesse cenário repleto de oportunidades e ameaças que o mundo dos negócios está inserido.
Familias explorando ruínas históricas reconstruídas digitalmente com hologramas. Colunas, templos e estátuas antigas são parcialmente reconstruídas através de projeções 3D azuis brilhantes
O FUTURO DO TURISMO é bastante promissor como um todo, exigindo dos empreendedores dessa área uma capacidade de adaptação às mudanças em tempo real, acompanhando todas as exigências e reações do mercado, do comportamento da concorrência à expertise de conseguir se antecipar em inovação de maneira a atrair, surpreender positivamente e encantar os turistas o tempo todo. As tendências: O Turismo está evoluindo para novos roteiros e experiências, novos locais, grupos menores e atendimentos personalizados respeitando-se o meio ambiente, as diversidades, a preparação para receber crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. O futuro do turismo é um dos negócios mais promissores da atualidade no mundo todo. As pessoas estão viajando mais e os empreendedores com esse foco estão na rota do sucesso.
O TURISMO DO FUTURO assumiu um formato comparado a uma máquina de algodão doce que à medida que a temperatura aumenta, se expande naquela teia branca açucarada e aromática sob o olhar encantado dos clientes. Aliado a tudo isso, agrega tecnologia, inovação, criatividade, agilidade, sustentabilidade e personalização. Com o encantamento de turistas, se reinventa a cada instante a partir das avaliações e ideias deles próprios.
Os turistas preferem cada vez mais destinos que vão além da contemplação, que tenham novas atividades interativas, visitas a locais de pesca, fazendas, trilhas e entretenimento criativo. O turismo do futuro deve também atrair a chamada geração Z, com todo espírito de aventura que possuem. Vale lembrar que para compor esse formato futurístico é fundamental que todos os envolvidos necessitam estar na mesma sintonia, espírito de equipe e muito bem preparados: guias, atendentes, transportadores, hotéis e pousadas, restaurantes, plantão médico, guarda-volumes, segurança dos turistas e preparo para imprevistos. Os empreendedores que se animem, pois o turismo é considerado mundialmente o novo petróleo da economia!
Virgílio N.S. Carvalho é Diretor de Planejamento da CNTUR Confederação Nacional de Turismo
Rafael Angelo Abud é Presidente da FEBTUR-SP