Novos membros do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Caetano são empossados
Nesta terça-feira, 29 de julho, 20 integrantes (10 titulares e 10 suplentes) do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Caetano do Sul – Conprescs – foram empossados para o biênio 2025 – 2027 em cerimônia realizada na Sede dos Conselhos (Espaço Nelly Pellegrino – Av. Goiás, 600, 4º andar).
Participaram do ato de assinatura da posse dos novos membros do Conselho, o Chefe de Gabinete Bruno Vassari, representando o prefeito Tite Campanella, a secretária municipal de Cultura, Camila Zanon, a presidente da Fundação Pró-Memória, Marisa Catalão, a diretora da Sede dos Conselhos, Jodie Gonçalves e vereadores, dentre os quais o presidente da Câmara Municipal, Dr. Seraphim.
De acordo com Bruno Vassari, “A cidade tem uma história muito rica, seja por conta das indústrias Matarazzo, da Cerâmica São Caetano, da própria história de seus moradores. No entanto, de nada adianta conhecer a história sem preservá-la. Só com a preservação do patrimônio público e cultural, material e imaterial, é que a gente mostra para as próximas gerações para onde queremos ir. E vocês são peças fundamentais para isso.”
Instituído pela lei municipal 4.927/2010, o Conprescs é um órgão colegiado de assessoramento cultural integrante da estrutura da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Cabe ao Conselho, em conjunto com a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul e com a Secult, formular as diretrizes e as estratégias para garantir a preservação de bens culturais e naturais.
Dentre suas principais atribuições estão: deliberar sobre o tombamento de bens móveis e imóveis; instituir áreas de proteção ambiental, estações ecológicas, entre outras; e promover a estratégia de fiscalização da preservação e do uso dos bens tombados.
“Este Conselho representa o compromisso com a valorização da nossa história, da nossa identidade cultural, do cuidado com o meio ambiente, e a participação cidadã. Deixo meu profundo agradecimento a cada conselheiro que aceitou o convite para esta jornada coletiva. Juntos, manteremos o caminho de preservação, escuta e ação. Desejo um excelente início de trabalho e que o Conprescs seja um espaço de diálogo, de responsabilidade e de construção concreta de políticas de preservação para São Caetano do Sul”, pontuou Camila Zanon.
Nas palavras de Marisa Catalão, “tudo o que for realizado, definido pelos membros do Conprescs, é para vocês mesmos, é para o município. É valorizar realmente o patrimônio histórico. Estamos aqui para trabalhar em parceria entre os entes da administração direta, indireta, poder legislativo e sociedade civil. Esse trabalho não é de um ou de outro, é um trabalho em equipe, é de todos. Espero poder contar com a ajuda de vocês; a Fundação Pró-Memória está de portas abertas.”
O Conprescs é constituído por 16 integrantes do Poder Público (oito titulares e oito suplentes) e por quatro representantes da sociedade civil (dois titulares e dois suplentes). Os membros foram nomeados pela Portaria 43.314, de 8 de julho de 2025, publicada no Diário Oficial, em 11 de julho [https://diariooficial.saocaetanodosul.sp.gov.br/download/VisualizadorDocumento.aspx?docID=2298].
Confira a nova composição do Conprescs:
Representantes da administração direta, indireta e do poder legislativo
Titulares
Paula Ferreira Fiorotti – Secretaria Municipal de Cultura
Camila Ramos Cotrim – Procuradoria Geral do Município
Vladimir Guirado Cândido – Secretaria Municipal de Obras e Habitação
Leandro Campi Prearo – Universidade Municipal de São Caetano de São Caetano do Sul
Fabio Soares de Oliveira – Câmara Municipal de São Caetano do Sul
Jorge Aro Martins Junior – Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental
Adriana Sampaio de Souza Cordeiro – Fundação das Artes de São Caetano do Sul
Bruna Luana Marassato – Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul
Suplentes
Douglas Bunder – Secretaria Municipal de Cultura
Jucimara Scoton – Procuradoria Geral do Município
Sonia Maria Shiraishi da Costa Miranda – Secretaria Municipal de Obras e Habitação
Ênio Moro Junior – Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Matheus Lothaller Gianello – Câmara Municipal de São Caetano do Sul
Alexandre Sanioto Sarapka – Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental
Michele Narcizo – Fundação das Artes de São Caetano do Sul
Cristina Toledo de Carvalho – Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul
Representantes da sociedade civil
Titulares
Celso Badadani – Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de São Caetano do Sul
Airlana Fernandes Silva Polzatto – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Caetano do Sul
Suplentes
Giselli Aparecida Salaro – Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de São Caetano do Sul
Marcelo Beja – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Caetano do Sul