O Terminal de Ônibus Central de Mauá voltou a ser alvo de críticas públicas nesta semana. O deputado estadual Átila Jacomussi – União Brasil, utilizou as redes sociais para comentar mais uma reportagem exibida pela TV Globo no local, apontando problemas de acessibilidade e denunciando o que chamou de “manobra política” da gestão do prefeito Marcelo Oliveira – PT.
Segundo o parlamentar, a emissora tem dado atenção recorrente ao terminal. “A Globo veio dar outra voltinha no terminal do PT!”, ironizou. Ainda assim, Átila reforçou que a exposição na mídia não é por acaso. “Mauá tá ficando famosa pelas voltinhas da Globo no terminal tabajara do prefeito e suas galerias.”
Além disso, ele criticou duramente a decisão da Prefeitura de transferir o acesso principal ao terminal para as galerias comerciais, medida adotada ainda durante a gestão do atual prefeito e de seu vice, o ex-juiz João Veríssimo. De acordo com Átila, essa mudança tem penalizado diretamente a população. “O termo é ‘voltinha’ mesmo, a voltinha que o prefeito e seu vice criaram para fazer você e sua família de trouxa, servindo de gado consumidor para os amiguinhos empresários do prefeito ganharem mais dinheiro com aluguéis e vendas de boxes nas galerias”, disparou.
Contudo, o deputado foi além da crítica política. Ele apontou falhas estruturais graves, como a ausência de acessibilidade adequada no início da obra. “Eles sequer tinham feito um acesso preferencial para PcDs, idosos e gestantes”, afirmou. Nesse sentido, destacou que, após cobranças, a Prefeitura improvisou uma solução. “Depois de batermos bastante, fizeram uma gambiarra, o ‘buraco do prefeito’, para atender a lei.”
Ainda mais incisivo, Átila defendeu a reabertura dos acessos e bilheterias no térreo, alegando que essa é uma demanda legítima da população trabalhadora de Mauá. “O que nós queremos, e isso não é negociável, é a reabertura dos acessos e bilheterias no térreo para todos os trabalhadores. Essa é a minha luta, a luta do povo de Mauá, e a Globo tá de olho”, concluiu.