O vereador Julinho Fuzari – Cidadania, líder de governo na Câmara Municipal de São Bernardo, celebrou uma importante conquista para a população com deficiência e com TEA – Transtorno do Espectro Autista da região do ABC. Após intensa articulação, foi aprovado por unanimidade, na última assembleia do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o projeto que prevê a realização de um censo inédito para mapear a quantidade e as condições de vida dessas pessoas nas sete cidades da região.
Além disso, o levantamento buscará identificar onde estão e como vivem as famílias atípicas, permitindo, dessa forma, que o poder público atue de maneira mais eficaz na construção de políticas de inclusão, saúde, assistência e geração de oportunidades. “Com esses dados, conhecendo o tamanho e a realidade dessa população em cada cidade, será possível desenvolver políticas públicas mais eficazes voltadas à inclusão, ao tratamento e também à inserção dessas pessoas — inclusive no mercado de trabalho”, afirmou Julinho.
Em outras palavras, o censo será a base para novas iniciativas que visam atender com mais precisão e respeito as necessidades das PcDs – pessoas com deficiência e autistas. Ainda mais, o parlamentar destaca que a proposta possibilita a busca de recursos estaduais e federais para fortalecer as ações locais. “Com base nesse levantamento, poderemos buscar recursos junto ao governo estadual e ao governo federal para criação de centros de referência no atendimento ao autista, bem como locais de apoio às famílias atípicas”, pontuou.
Todavia, apesar da aprovação recente, a ideia já havia sido apresentada por Julinho anteriormente. Em ofício enviado ao Consórcio, o vereador solicitou formalmente a elaboração do censo regional, destacando o compromisso com a construção de políticas públicas mais inclusivas. Inicialmente, a proposta foi bem recebida, porém, havia a limitação orçamentária. “O consórcio havia me respondido positivamente, mas informou que ainda não havia recursos disponíveis”, lembrou.
Contudo, com persistência e articulação política, Julinho conseguiu sensibilizar os gestores municipais. Agora, o projeto foi aprovado de forma unânime pelos prefeitos do Grande ABC. Nesse sentido, o parlamentar fez questão de agradecer nominalmente os chefes do Executivo que apoiaram a iniciativa. “Aproveito para agradecer ao presidente do consórcio e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, e também aos demais prefeitos da nossa região. Agradeço a todos por essa importante conquista, que será de grande valia para alcançarmos nosso objetivo: sermos pioneiros mais uma vez na construção de políticas públicas voltadas à inclusão”, declarou.
Do mesmo modo, Julinho reforçou o simbolismo da medida. Segundo ele, a decisão representa mais um passo na luta pela dignidade e valorização das pessoas com deficiência e de suas famílias. “Mais uma vitória nossa nessa caminhada pela dignidade e pela valorização das pessoas com deficiência”, concluiu.
MARCOS FIDELIS