HomePolítica

Lula lidera todos os cenários de 1º turno para 2026, aponta Quaest; Tarcísio é único que empata no 2º turno

Levantamento mostra avanço de Lula em relação a Bolsonaro e destaque de Tarcísio e Michelle como principais nomes da direita

A mais recente pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17), indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – PT, lidera todos os cenários de primeiro turno para a eleição presidencial de 2026. Além disso, o petista ampliou sua vantagem em eventuais disputas de segundo turno, vencendo todos os adversários testados — com exceção de Tarcísio de Freitas – Republicanos, com quem aparece tecnicamente empatado, no limite da margem de erro.

O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, foi realizado entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistas em 120 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

 

Segundo turno

Ainda mais relevante, é a primeira vez, desde março, que a série histórica da Quaest mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro – PL, atrás de Lula em um eventual segundo turno. No cenário direto entre os dois, Lula aparece com 43%, enquanto Bolsonaro soma 37%, o que representa uma inversão em relação à pesquisa anterior, divulgada em junho, quando ambos empatavam com 41%.

Apesar disso, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, mantém-se como o nome mais competitivo da direita. Em simulação de segundo turno contra Lula, o paulista registra 37%, contra 41% do petista.
Do mesmo modo, Michelle Bolsonaro – PL, também se destaca como opção viável no campo conservador. Em uma disputa direta com Lula, ela aparece com 36%, ante 43% do atual presidente — uma oscilação negativa em relação ao levantamento anterior, quando registrava 39%.

 

Cenários

Nos quatro cenários de primeiro turno avaliados, Lula lidera com índices entre 30% e 32%, dependendo do adversário. Bolsonaro aparece como o principal concorrente direto, com 26%. Já Michelle, Tarcísio e Eduardo Bolsonaro variam entre 15% e 19% das intenções de voto, conforme o cenário.
Nesse sentido, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes – PDT, figura como o terceiro nome mais lembrado, com percentuais entre 8% e 12%, apesar da queda na visibilidade após as eleições de 2022. Outros nomes testados, como Ratinho Júnior – PSD, Romeu Zema – Novo, Ronaldo Caiado – União Brasil, e Eduardo Leite – PSDB, permanecem com índices mais baixos.

Entre os que se consideram bolsonaristas, 33% defendem a candidatura de Michelle Bolsonaro. Já entre eleitores de direita que não se identificam com Bolsonaro, outros 33% preferem Tarcísio. Ou seja, a direita encontra-se dividida sobre qual será seu principal representante em 2026.

 

Reeleição

 

Contudo, há um dado novo na percepção do eleitorado sobre a possibilidade de reeleição de Lula. A parcela dos que acham que o presidente não deve disputar um novo mandato caiu de 66% para 58%. Já no caso de Bolsonaro, os contrários à sua candidatura ainda somam 62%, oscilando negativamente dentro da margem de erro.

Preferências

Juntamente com o levantamento sobre preferências eleitorais, a Quaest também avaliou os nomes favoritos da direita para substituir Bolsonaro. Nesse quesito, Tarcísio lidera com 15%, seguido por Michelle (13%) e Ratinho Júnior (9%). Vale destacar o crescimento de Eduardo Bolsonaro, que passou de 4% em abril para 8% nesta rodada.

 

MARCOS FIDELIS

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo