A Câmara Municipal de São Bernardo, prestou uma homenagem solene a Rosângela dos Santos Lima Fernandes, a Zana Lima, concedendo-lhe a Medalha João Ramalho, na noite de sexta-feira (11). A honraria, proposta pelo vereador Reginaldo Burguês – Agir, reconhece a relevante contribuição da primeira-dama para o município, especialmente nas áreas sociais e de cidadania.
Além disso, a solenidade foi marcada por discursos emocionados e pela presença de autoridades e familiares. O vereador Reginaldo Burguês destacou o simbolismo da homenagem. “É uma honra celebrar a trajetória da nossa querida Zana, mulher que encarna com sensibilidade e firmeza o compromisso social, a fé ativa e o carinho genuíno que transformam vidas. Mais que primeira-dama, ela representa a presença solidária, o olhar atento e a dedicação a quem mais precisa — atributos que justificam a entrega da Medalha João Ramalho”, afirmou o parlamentar.
Zana Lima, que é natural de São Bernardo, possui uma trajetória marcada pela dedicação à família e ao próximo. Em outras palavras, concilia sua vida pessoal — como esposa do prefeito Marcelo Lima, mãe de Gabriele e Larissa, e avó da pequena Elouise — com uma atuação ativa no Fundo Social de Solidariedade. Nesse sentido, sua liderança frente ao órgão municipal tem sido essencial para o desenvolvimento de ações que promovem dignidade às populações em situação de vulnerabilidade.
Ainda assim, Zana fez questão de dividir o reconhecimento com todos os que atuam ao seu lado nas causas sociais. “Receber a Medalha João Ramalho é motivo de profunda gratidão. Este reconhecimento simboliza não apenas uma história pessoal, mas o esforço coletivo de quem acredita em uma São Bernardo mais justa e solidária. Levo comigo as histórias e pessoas que inspiram meu compromisso com o trabalho social e com a transformação da vida em comunidade”, declarou, visivelmente emocionada.
Do mesmo modo, a solenidade contou com a presença de diversas personalidades que compuseram a mesa de honra, entre eles o vereador Reginaldo Burguês; o chefe de gabinete Dr. Nilton Moreno; o pastor Eudes Ângelo de Almeida e sua esposa, Edna Araújo de Almeida. Juntamente com a homenageada, os convidados celebraram o exemplo de engajamento e humanismo que Zana representa.
MARCOS FIDELIS