Resgate na sua memória – como eram os seus comportamentos como cliente a 10 ou 15 anos atrás? Compare com os de hoje, veja quais foram as mudanças? É um ciclo inevitável – as mudanças tecnológicas provocam e impõem mudanças no comportamentos das pessoas e da sociedade com um todo. E esses novos comportamentos exigem novas formas de produtos e serviços, e também nas formas de atendimento.
Tal constatação evidencia uma necessidade emergente – os comportamentos dos profissionais de atendimento precisarão se adaptar e acompanhar as mudanças que estão ocorrendo nos hábitos e costumes de seus clientes.
Quero deixar bem claro o que estou chamando de ‘profissional de atendimento’. Temos profissionais, atuando em grandes organizações, nas centrais de atendimento muito bem equipadas tecnologicamente que prestam seus serviços à distância. Temos àqueles, atuando em diversas organizações, que prestam seus serviços de forma presencial. E temos outros, os chamados profissionais liberais que prestam seus serviços de forma híbrida (presencial e digital) e por último, os profissionais autônomos e informais que atuam presencialmente, exercendo suas profissões é caso de médicos, advogados, fisioterapeutas, motorista de taxi, vários tipos de empreendedores comerciais e muitos outros.
Em suma, somos todos clientes e profissionais de atendimento, dependendo das circunstâncias e momentos de nossas ocupações! No próximo artigo vamos falar mais sobre o nosso papel enquanto cliente.
Antonio Zuvela
www.linkedin.com/in/azuvela
azuvela.td@gmail.com