Piedade Coelho
Querida leitora e estimado leitor, amanhã o Brasil celebra o trigésimo quinto aniversário da promulgação da Lei 8.069, ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente, um legado do Presidente Fernando Collor. Ao longo desses anos outras leis foram acrescentadas para proteger as crianças e adolescentes, porém, muitos as desconhecem.
Neste ano somos convidados a assumir o compromisso em estudarmos com zelo, e reivindicarmos sua aplicação com eficiência, de modo especial em favor de quem tem o direito assegurado por essas leis, criadas para assegurar Direitos e Garantias. Amanhã celebramos o 15º Domingo do Tempo Comum.
A liturgia nos oferece os seguintes textos: Deuteronômio 30,10-14; Salmo 68(69): Humildes, buscai a Deus e alegrai-vos: o vosso coração reviverá; Colossenses 1,15-20 e o Evangelho de Lucas 10,25-37: ““Naquele tempo, um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” Jesus lhe disse: O que está escrito na Lei? Como lês?” Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!” Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é meu próximo?” Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Esses arrancaram-lhe tudo, espancaram-no e foram-se embora, deixando-o quase morte. Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado.
O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas.
Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: ‘Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais’”. E Jesus perguntou: “Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.”
Portanto, somos convidados por Jesus a termos compaixão com os necessitados; as crianças e adolescentes, precisam de pessoas com sentimentos do Samaritano para melhor usufruírem dos seus direitos e garantias. Bom fim de semana para você, familiares e amigos.