HomePolítica

Paulo Serra aparece com até 6,7% para o governo de SP e se consolida como nome competitivo de Centro

Ex-prefeito de Santo André mantém estabilidade nas intenções de voto e pontua acima de nomes como o vice-governador Felício Ramuth em alguns cenários eleitorais

O ex-prefeito de Santo André, Paulo Serra – PSDB, aparece com até 6,7% das intenções de voto na corrida pelo Governo do Estado de São Paulo, segundo levantamento divulgado na quarta-feira (9) pelo Instituto Paraná Pesquisas. Os dados reforçam a estabilidade do tucano no cenário eleitoral e sua consolidação como uma opção viável e competitiva do campo de Centro para 2026.

Além disso, em comparação à sondagem anterior, realizada em maio deste ano, Serra apresentou leve oscilação negativa – de 7,1% para 6,7% – dentro da margem de erro, o que indica manutenção de sua base de apoio. Ainda assim, ele supera numericamente, em alguns cenários, o atual vice-governador paulista, Felício Ramuth – PSD, nome que também é cotado para a sucessão estadual.

 

Reconhecimento

“É uma honra ser reconhecido pelos paulistas. Penso que, boa parte deste resultado tenha relação com a gestão disruptiva que imprimimos em Santo André, com resultados, respeito ao dinheiro público e eficiência nos serviços prestados. Ao meu ver, seguimos nos consolidando como importante opção de Centro”, avaliou Paulo Serra ao comentar os números.

Contudo, a presença do atual governador, Tarcísio de Freitas – Republicanos, como potencial candidato à reeleição, reduz o espaço para crescimento de outros nomes. Nesse cenário, Serra aparece com variações entre 3,9% e 4,5% nas simulações com Tarcísio na disputa.

 

Crescimento

Já em um cenário sem o governador – hipótese ventilada caso ele concorra à Presidência da República em 2026 –, o ex-prefeito de Santo André cresce e atinge até 6,7% da preferência do eleitorado, reforçando seu potencial em uma configuração mais aberta da disputa.
Nesse sentido, o presidente estadual do PSDB avalia que o levantamento indica uma abertura significativa para um projeto político de Centro no estado, e credita esse espaço ao seu histórico na administração pública.

 

Real time

Bem como o Instituto Paraná, a pesquisa Real Time Big Data, divulgada em maio de 2025, também mostrou Paulo Serra entre os nomes com maior visibilidade no eleitorado paulista, chegando a pontuar 13% em alguns cenários. Ainda mais, ele também apareceu como possível candidato ao Senado Federal, com 4% das intenções de voto, demonstrando capilaridade em diversas frentes políticas.

 

Trajetória

Em outras palavras, o desempenho de Serra nas pesquisas está fortemente ligado à sua trajetória consolidada no setor público. Prefeito de Santo André por dois mandatos (2017–2024), ele encerrou seu ciclo com 80,1% de aprovação popular, segundo levantamento do próprio Paraná Pesquisas, em dezembro de 2024. Seu sucessor, Gilvan Júnior – PSDB, foi eleito no primeiro turno, o que também reforça a força de seu legado político.

 

MARCOS FIDELIS

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo