CidadesHomeSão Caetano do Sul

CPTM e Hospital São Luiz realizaram simulado de protocolo de segurança em trem na Estação São Caetano

Exercício aconteceu na madrugada desta sexta-feira (4) teve como objetivo aprimorar atendimentos de emergência no transporte ferroviário

A CPTM, em parceria com o Hospital São Luiz São Caetano, da Rede D’Or, realizou na madrugada da última sexta-feira, 4 de julho, um simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) na Estação São Caetano do Sul, na Linha 10-Turquesa.

 

Simulados de IMV são treinamentos que testam, em ambiente controlado, a capacidade de resposta conjunta em situações de emergência com grande número de vítimas. A atividade teve início por volta da 1h e contou com a participação de aproximadamente 45 pessoas.

 

O cenário do simulado envolveu um princípio de incêndio em um dos trens da companhia, resultando em aproximadamente 10 vítimas. Para trazer realismo ao exercício, estudantes da Escola de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USC) atuaram como figurantes, caracterizados e maquiados segundo os protocolos utilizados em treinamentos de emergência.

 

As “vítimas” foram encaminhadas para o Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano, onde receberam atendimento médico de diferentes complexidades, mobilizando alas como pronto-socorro, centro cirúrgico e unidades de terapia intensiva. O exercício foi essencial para alinhar de forma detalhada os protocolos de atendimento em situações com múltiplas vítimas, garantindo eficiência e segurança assistencial.

 

Além da CPTM e do Hospital São Luiz São Caetano da Rede D’Or, a ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil e do PAM (Plano de Auxílio Mútuo) das indústrias de São Caetano do Sul, reforçando o trabalho integrado entre diversos agentes fundamentais em respostas a emergências. “Essa simulação é fundamental para que possamos testar, aprimorar e integrar os procedimentos de emergência. É no treinamento que conseguimos identificar pontos de melhoria e garantir que, em uma situação real, as equipes estejam preparadas para agir de forma rápida e coordenada”, destacou Glauco Vieira Martins, chefe do Departamento de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho da CPTM.

 

A ação fez parte do programa de treinamentos da CPTM, que busca continuamente aprimorar seus protocolos de segurança e atendimento em situações emergenciais.

 

Entre as iniciativas anteriores, a CPTM já treinou sua brigada de emergência por meio de simulados de combate a incêndio nas estações, conforme o cronograma anual estabelecido. Já passaram pelo simulado todas as estações com destaque para as estações Brás, Tatuapé, Itaquera, Tamanduateí (em parceria com o Metrô), Luz e Pinheiros (em parceria com a Via Quatro) e Itapevi (em parceria com a CCR Autoban). Os exercícios simularam a evacuação de passageiros, combate a princípio de incêndio e resgate de vítimas em situações de emergência.

 

Essas ações reforçam o compromisso da CPTM com a atuação preventiva pois fortalece a prontidão, a comunicação e a cooperação interinstitucional garantindo segurança e eficiência no atendimento em cenários críticos,sempre em prol da melhoria contínua dos serviços prestados à população.

 

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.868 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.

 

Sobre a Rede D’Or

Maior rede integrada de cuidados em saúde no Brasil, com presença em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Rede D’Or tem foco em atendimento humanizado, qualificação da equipe, adoção de novas tecnologias, sendo referência em gestão hospitalar e na prestação de serviços médicos.

Fundada em 1977, no Rio de Janeiro, a Rede D’Or conta com 79 hospitais, 55 clínicas oncológicas, serviços complementares, e investe em inovação e pesquisa clínica, por meio do IDOR – Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo