Em um cenário de alta demanda por profissionais de saúde, a Enfermagem segue como uma das carreiras mais promissoras no Brasil — mas também uma das que mais exigem formação de qualidade. Com mais de 2,8 milhões de profissionais de enfermagem registrados no país, segundo o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), o número expressivo esconde um desafio: faltam enfermeiros bem preparados em áreas estratégicas. Apostando em uma formação presencial sólida, prática e humanista, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) oferece o curso de Enfermagem no campus Centro (São Caetano do Sul). As inscrições para o Vestibular Geral da USCS vão até o dia 18 de julho.
A professora Luz Alcira Ávila Rincón Alves, gestora do curso, destaca que a formação do enfermeiro vai muito além da técnica. “A Enfermagem é uma profissão que exige escuta, empatia e presença. Por isso, na USCS, o cuidado é compreendido em sua dimensão integral — técnica, científica, ética e humana. Nossa missão é formar profissionais críticos, comprometidos com a saúde coletiva e preparados para atuar em diferentes níveis de atenção com competência e sensibilidade”, disse.
Um dos grandes diferenciais do curso é a inserção progressiva do aluno em atividades práticas. Já no quarto semestre, os estudantes iniciam as práticas clínicas em unidades de saúde, incluindo UBSs, escolas, hospitais e instituições sociais em São Caetano do Sul. O estágio supervisionado no Lar Nossa Senhora das Mercedes é um exemplo de formação aplicada com impacto direto na comunidade.
A USCS oferece ainda um conjunto robusto de recursos para o aprendizado, como o Laboratório de Enfermagem, com monitores técnicos, recursos audiovisuais e reforço prático supervisionado; além de laboratórios de Bioquímica, Farmacologia, Patologia, Anatomia, Microscópica e Informática. “Estimulamos desde o início a participação em projetos de extensão, eventos científicos e até disciplinas da pós-graduação. Muitos de nossos alunos seguem para o mestrado e para a docência”, completou a gestora.
Entre as ações comunitárias desenvolvidas pelos alunos e professores do curso estão capacitações em Reanimação Cardiopulmonar (RCP) com adolescentes, atividades de educação em saúde em creches, capacitação de professores sobre doenças crônicas, e atendimentos no projeto USCS Comunidade. Esses projetos refletem o compromisso da universidade com a formação cidadã e o fortalecimento do SUS.
A Semana da Enfermagem e a Semana Científica integram o calendário acadêmico e reforçam a atuação dos estudantes e docentes frente às inovações do setor. A atuação do egresso da USCS é valorizada por sua sólida formação técnica, experiência prática e preparo para assumir posições de liderança, educação, assistência e gestão em saúde.
Além do curso de Enfermagem, a USCS oferece cursos nas áreas de Comunicação Social, Direito, Negócios, Tecnologia e Saúde, incluindo cursos a distância e o curso semipresencial de graduação tecnológica em Segurança Pública. Para concorrer às vagas, o candidato pode escolher entre duas formas de ingresso: redação online (a distância) ou nota do ENEM (resultados válidos de 2015 a 2024). A redação será realizada no dia 25 de julho, de forma online (não presencial). Todas as informações estão disponíveis no edital, em: www.uscs.edu.br/vestibular.
Sobre o vestibular da USCS
Inscrições: de 4/7 a 18/7, em www.uscs.edu.br/vestibular.
Valor da inscrição: R$ 40,00 (quarenta reais).
Formas de ingresso: Redação, em 25 de julho de 2025 (on-line) ou nota do ENEM (resultados válidos de 2015 até 2024).
Áreas: Comunicação Social, Direito, Negócios, Tecnologia e Saúde, além de cursos na modalidade EAD e Segurança Pública (semipresencial).