Américo Scucuglia reapresenta projeto que institui o Dia do Conciliador e Mediador em São Caetano
O vereador Américo Scucuglia (PRD) reapresentou um projeto de lei para incluir no Calendário Oficial de Datas e Eventos de São Caetano do Sul o Dia do Conciliador e do Mediador Judicial e Extrajudicial, a ser celebrado anualmente em 23 de setembro.
Na justificativa, Scucuglia destacou a importância de fomentar práticas conciliatórias. “A promoção de discussões por meio da identificação e valorização de experiências judiciais e extrajudiciais voltadas à mediação e à conciliação fortalece essa cultura, que se mostra um método eficaz com benefícios para toda a sociedade”, explicou.
O parlamentar ressaltou o papel fundamental da mediação e da conciliação na resolução de conflitos. “A mediação facilita o diálogo entre as partes, ajudando-as a chegar à melhor solução. Já a conciliação é aplicada em casos mais simples, com o facilitador atuando de forma neutra e imparcial, porém com uma postura mais direta”, complementou.
Scucuglia também defendeu o reconhecimento da mediação como uma ferramenta eficiente para a redução de custos, o restabelecimento da comunicação e a busca por soluções inovadoras para disputas judiciais. “Celebrar esse dia é uma forma de valorizar os profissionais que atuam na construção de uma sociedade mais justa, pacífica e colaborativa, além de incentivar a cultura da resolução pacífica de conflitos e promover uma convivência mais harmoniosa na nossa cidade”, finalizou.