Na manhã da última sexta-feira (27), o deputado federal Vicentinho – PT, participou, em São Paulo, do debate promovido pela Fundacentro com o tema “O fim da escala 6×1 e a promoção da saúde dos trabalhadores”. O evento reuniu especialistas, lideranças sindicais e representantes políticos com o objetivo de discutir os impactos do atual modelo de jornada e apresentar propostas em prol de condições mais dignas no ambiente de trabalho.
Além disso, o parlamentar destacou que a escala 6×1 — modelo que prevê seis dias consecutivos de trabalho para apenas um de descanso — representa um fator de esgotamento físico e emocional para milhares de brasileiros. “Foi uma manhã de reflexões e propostas em defesa de jornadas mais humanas e do bem-estar da classe trabalhadora”, afirmou Vicentinho.
Ainda mais, o deputado reforçou a urgência em repensar o formato atual, que segundo ele, compromete a qualidade de vida dos trabalhadores e impede o devido tempo para o convívio familiar e o cuidado com a saúde. “A escala 6×1 impõe desgaste físico e emocional aos trabalhadores, e é nosso dever lutar por melhores condições de trabalho, mais descanso e mais dignidade!”, declarou.
Do mesmo modo, o evento contribuiu para fortalecer o debate sobre saúde laboral no país, especialmente em um momento em que os índices de adoecimento por estresse, ansiedade e doenças ocupacionais crescem. Nesse sentido, o parlamentar reiterou o compromisso com a defesa da vida e dos direitos da classe trabalhadora. “Seguimos firmes na defesa da vida, da saúde e dos direitos de quem move esse país”, concluiu.