ArtigoHome

“  SUICÍDIO: Excesso de dor na alma?  “

A palavra suicídio vem do latim “ Suicidium”   que significa tirar a própria vida.

Em termos Epidemiológicos cerca de um milhão de pessoas se matam anualmente em todo o mundo.  Ocorrem mais em países desenvolvidos como China e Japão. Os homens cometem cerca de 4x mais suicídio do que as mulheres.

A grande questão é o que faz uma pessoa se auto aniquilar tirando a sua própria vida?

Psicanaliticamente falando podemos pensar acerca do instinto de vida e instinto de morte que existem dentro do ser humano e, que talvez o ser humano possa adoecer psicologicamente e, assim sua pulsão de morte ser mais intensa do que de vida e, ele não querer mais viver. No fundo a pessoa não quer tirar a sua vida, mas sim o sofrimento físico ou mental que existe na vida dela.

Freud o pai da psicanálise e médico faleceu em 23/09/1939 em Londres quando pediu para que seu médico lhe injetasse uma overdose de morfina o que lhe causou o suicídio assistido.

O suicídio trata-se de um tema muito complexo e pouco discutido no meio científico e popular por estigma ou tabu.

A grande sacada do suicídio é o que foi que a pessoa vivenciou em sua vida que fez com que o excesso de angústia de tristeza ou de desespero fizesse com que ela tira-se a sua própria vida.

Devemos perceber com sensibilidade o que é que está acontecendo conosco e com as pessoas que nos rodeiam sejam no ambiente familiar ou nos relacionamentos amorosos, fraternos e nas relações de trabalho a fim de possivelmente identificarmos se você nos ou as outras pessoas que nos cercam não estao bem, se estao adoecidas psiquicamente ou emocionalmente neste mundo cada dia mais evoluído em tecnologia, egoismo e mercado e cada dia menos em conhecimento e humanismo.

Para aqueles que acreditam na imortalidade da alma fica a minha Esperança, e para aqueles que não, como diz o apóstolo Paulo somos os mais infelizes de todos os seres humanos.

Suicidio: Excesso de dor na alma???!!!

Dra  Sandra Magrini

Psicóloga Clínica

11 98875-8480

Alameda  Terracota,  185 –  sala 831 – Torre Park

Espaço Cerâmica

 

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo