CidadesHomeSanto André

Santo André amplia capacidade de geração de energia ao inaugurar terceira usina fotovoltaica

Equipamento vai ocupar espaço que sofria com invasões, descarte irregular de resíduos e serviu ao aterro sanitário municipal

Uma antiga área que já sofreu com invasões e descarte irregular de resíduos em Santo André passou a ter uma nova destinação nesta quinta-feira (26), com a inauguração da terceira usina de energia solar da cidade, no bairro Cidade São Jorge. As outas duas unidades já entregues estão no Jardim Las Vegas e na Avenida dos Estados.

 

-| Fotos: Alex Cavanha/PSA | Vídeo: Guilherme Brabo/PSA

Com capacidade de geração de energia de 1,20 MWp, a usina amplia a produção energética do município ao converter a radiação solar em eletricidade através de 2.352 painéis, instalados em uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados. Por consequência, o que for gerado é enviado para a empresa fornecedora de energia, que reverte em créditos para a Prefeitura. E, no fim das contas, os munícipes também serão diretamente beneficiados.

-| Fotos: Alex Cavanha/PSA | Vídeo: Guilherme Brabo/PSA

 

“Essa é realmente uma obra que coloca Santo André no futuro. Essas usinas, com a quarta que vamos entregar em breve, vão transformar Santo André – entre as cidades de médio porte – em um dos maiores complexos de usina solar do país. E o que isso muda na vida das pessoas? Além de uma energia limpa, que melhora o meio ambiente, vai gerar economia para a Prefeitura e proporcionar um desconto do abatimento da conta do munícipe, porque a nossa Contribuição de Iluminação Pública, que vai lá na conta de energia, é paga conforme o gasto da prefeitura em iluminação pública. Então se a gente deixa de gastar esse recurso o munícipe economiza na ponta na sua conta de luz”, afirmou o prefeito Gilvan Ferreira durante o evento de inauguração.

-| Fotos: Alex Cavanha/PSA | Vídeo: Guilherme Brabo/PSA

 

O espaço onde foram construídas as usinas fotovoltaicas UPES II e IV, que são vizinhas (a primeira entrou em funcionamento nesta quinta e a segunda inicia as operações em algumas semanas), tem solo contaminado por ter servido ao aterro sanitário municipal, e frequentemente era alvo de ocupações irregulares. E justamente por conta da degradação do terreno, não era possível utilizar o local para regularização habitacional.

“Aqui era uma área que era constantemente ocupada e que a gente tinha uma dificuldade muito grande de controle, além de ser uma área contaminada, então a gente resolve também esse problema de uma vez por todas com a implantação da usina, um espaço ocupado de uma forma que agrada toda a comunidade”, explicou o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira.

O parque fotovoltaico de Santo André será composto por um total de quatro usinas: Jardim Las Vegas, com 1.764 placas solares, inaugurada em maio de 2024; Avenida dos Estados, com mais 2.352 painéis, entregue em agosto de 2024; além de outras duas no bairro Cidade São Jorge, cada uma com 2.352 placas. Desta maneira, no total, serão 8.820 placas no parque fotovoltaico andreense.

O Brasil nos dá essa capacidade de aproveitar o sol o ano todo e a gente não pode desperdiçar isso. A gente sabe que o futuro compromete em vários fatores todas as formas de energia. Então Santo André sai na frente mais uma vez com essa capacidade de renovação e resiliência”, enalteceu o secretário José Antônio Ferreira.

O valor total de investimento em todo o parque voltaico é de aproximadamente R$ 41 milhões, recurso oriundo do Fundo de Iluminação Pública andreense. O ‘payback’ deste valor é estimado em 7,4 anos. A partir daí, as usinas passam a gerar benefícios financeiros que, durante a vida útil do parque, são estimados em R$ 138 milhões. A vida útil plena estimada para as usinas fotovoltaicas é de 30 anos.

A energia elétrica gerada no conjunto de usinas será disponibilizada para a Enel. Em troca, a concessionária vai fornecer para a cidade créditos que serão utilizados para reduzir o valor da conta de luz de prédios públicos.

 

-| Fotos: Alex Cavanha/PSA | Vídeo: Guilherme Brabo/PSA

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo