E Palhaçaria, o que é? Sesc Santo Andrétraz espetáculos com a arte do palhaço
Nos últimos meses o Sesc Santo André foi palco das mais diferentes linguagens do circo.
Malabares e objetos voadores foram vistos nos espetáculos do Malabaristicamente entre fevereiro e abril. Mágicas e truques mirabolantes foram executados nos números do Magicamente, durante maio e junho.
Pulos, rolamentos, saltos e acrobacias preencheram a programação de setembro com o projeto Acrobaticamente.
FINAL DO ANO
Agora, em novembro e dezembro, chegou a hora de apresentarmos um dos protagonistas das artes circenses, responsável por divertir o respeitável público: sim, estamos falando do palhaço.
E Palhaçaria, o que é? Assim é chamada a série de espetáculos apresentados gratuitamente no Sesc Santo André que exaltam a arte milenar do palhaço. Milenar pois, no Egito Antigo, há cinco mil anos, os pigmeus já se enfeitavam com roupas de pele de animais e faziam suas palhaçadas para os sacerdotes e faraós.
Na China, a dinastia Zhou (1046-256 A.C) tinha seu palhaço na Corte Imperial, conhecido por Yu Size. Nas ruas da pólis na Grécia Antiga também era possível encontrar personagens adornados, com falas exageradas e interações cômicas com os transeuntes. A prática logo ganhou a Roma e se espalhou por toda a Europa nos séculos seguintes. No Brasil, são inúmeros os palhaços que marcaram época e divertem gerações de plateias.
Atualmente, os palhaços estão nos palcos, ruas, escolas, circos e até em hospitais. Mas afinal, o que é palhaçaria? O Sesc Santo André oferece múltiplas respostas ao apresentar números de palhaços do ABC e outras regiões de São Paulo.
SERVIÇO
E Palhaçaria, o que é? será de 2 de novembro a 30 de dezembro, no Sesc Santo André, rua Tamarutaca, 302. Grátis. Livre para todos públicos. Cabaré de Variedades Palhacísticas com Clownbaret será sexta-feira, às 16h., Área de Convivência.