CidadesHomeSão Bernardo do Campo

Marcelo Lima paga, Enel não retira postes e impede reforma de prédio da Faculdade Municipal

Governo já pagou R$ 39,5 mil à concessionária, mas ainda aguarda a remoção das estruturas que bloqueiam obras do novo centro educacional gratuito

A Prefeitura de São Bernardo aguarda a Enel realizar a retirada de dois postes de energia elétrica que estão posicionados em frente ao prédio onde funcionará a nova Faculdade Municipal, no centro da cidade. O governo do prefeito Marcelo Lima (Podemos) efetuou o pagamento de R$ 39.558,80 em 30 de abril para a execução do serviço, mas a concessionária tem até 120 dias para cumprir a demanda.

Além disso, a remoção dos postes é considerada fundamental para que as obras de adaptação do edifício, situado na rua Marechal Deodoro, 1.058, possam avançar com segurança. Isso porque as estruturas estão localizadas muito próximas à fachada da construção, o que impede a realização de reformas.

Ainda assim, a gestão municipal mantém o cronograma de inauguração da faculdade para o segundo semestre de 2025. Contudo, reconhece que a demora na intervenção por parte da Enel pode comprometer o andamento das obras. O prédio que abrigará a unidade era anteriormente sede da Fundação Criança.

Nesse sentido, a nova instituição de ensino será administrada pelo grupo educacional Ânima e contará, inicialmente, com 200 vagas para cursos tecnólogos gratuitos nas áreas de Gestão Pública, Gestão Ambiental, Logística, Empreendedorismo e Recursos Humanos, todos reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação.

Do mesmo modo, o governo municipal projeta a ampliação progressiva do número de estudantes: 400 no primeiro semestre de 2025 e até 1.000 alunos em 2026. O objetivo é garantir ensino superior de qualidade e gratuito para os moradores da cidade, especialmente os que enfrentam dificuldades para acessar o ensino privado.

Em outras palavras, a criação da Faculdade Municipal representa uma política pública voltada para a transformação social por meio da educação. “É um projeto transformador, inédito na nossa cidade, a primeira Faculdade Municipal de São Bernardo, totalmente gratuita, um compromisso que assumimos lá atrás e que se tornou compromisso de governo, ampliando as oportunidades para a população”, afirmou o prefeito Marcelo Lima em março.

Por exemplo, ao comentar o entrave com os postes, o chefe do Executivo reforçou o empenho da atual gestão em viabilizar soluções. “Desde que assumimos o mandato, em janeiro deste ano, afirmamos que iríamos fazer gestão olhando para o social, pensando nas pessoas. Desta forma, buscamos uma solução prática para uma questão que ninguém havia agido até agora e que me incomodava. Educação é a base para um futuro melhor”, concluiu.

Procurada, a concessionária Enel afirmou que “avalia a possibilidade de atender o pedido de antecipação dos serviços na rede de distribuição para que ocorra ainda no mês de julho.”

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo