O vereador Talabi – PV, apresentou, na Câmara Municipal de Diadema, um projeto de lei para instituir o dia 28 de outubro como o Dia Municipal da Capoterapia. A proposta não apenas presta homenagem aos profissionais da área, como também busca incentivar a prática da atividade física como forma de inclusão e promoção da saúde, sobretudo entre os idosos.
Além disso, a data escolhida tem o respaldo do Instituto Ladainha, antiga Associação de Capoeira Fama, fundada por Mestre Gilvan (Gilvan Alves de Andrade), em 13 de março de 1989. Nesse sentido, a proposta visa valorizar o legado cultural e terapêutico da capoterapia, técnica que une movimentos da capoeira com princípios da fisioterapia, contribuindo significativamente para o bem-estar de seus praticantes.
Ainda mais, o parlamentar defende que a criação da data seja uma ferramenta de estímulo à ressocialização da população idosa, que muitas vezes vive em situações de isolamento social. “A celebração do Dia Municipal da Capoterapia deve-se ao incentivo às práticas fisioterápicas, sobretudo entre os idosos, através de sua ressocialização que, muitas vezes, vivem em isolamento, bem como induz resultados positivos em termos de coordenação motora, força muscular, autoestima e redução dos estados de depressão”, explicou Talabi.
Contudo, o projeto vai além do reconhecimento simbólico: propõe a inclusão da data no Calendário Oficial de Eventos do Município, ligando-a a ações e campanhas de saúde pública voltadas à promoção da atividade física e da qualidade de vida.