CidadesHome

Paranapiacaba, o berço do futebol brasileiro

Em uma conversa institucional com a deputada estadual Ana Carolina Barreto Serra (Cidadania), no gabinete instalado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), tive a oportunidade de solicitar a indicação oficial de mais um título à Vila de Paranapiacaba: o de berço do futebol brasileiro. Uma realidade já reconhecida por historiadores, pelo próprio Iphan (que investiu pesado no restauro do campo de Paranapiacaba) e pela imprensa especializada.

Em dezembro do ano passado o canal esportivo ESPN citou a vila ferroviária como o berço do futebol brasileiro durante a realização da 55ª edição do Prêmio Bola de Prata. A histórica vila ferroviária foi reconhecida por abrigar o primeiro campo de futebol com medidas oficiais do Brasil, que foi totalmente revitalizado e entregue no dia 22 de julho de 2023 durante a abertura do 22º Festival de Inverno. Na ocasião foi inaugurado também o Memorial Charles Miller, uma justa homenagem ao “Pai do Futebol Brasileiro”. O espaço fica bem ao lado do campo, onde se encontram imagens, textos e objetos que ilustram a relação da Vila com essa modalidade através dos tempos.
Durante a reinauguração do campo, o neto e a bisneta de Charles Miller estiveram presentes e atestaram que os ancestrais (especificamente Charles) tinham estreita ligação com a vila e as atividades esportivas realizadas naquele espaço.

A bem da verdade, se atribui ao Charles Miller o fato de ter trazido as regras do futebol, como ele é jogado hoje: 11 de cada lado, medidas mínimas de 50×25 metros, marcações do campo, juiz, apito e bandeirinhas.

O ano do seu retorno da Inglaterra, 1984, bate exatamente com o do primeiro registro histórico da planta completa do campo de futebol, encontrada nos arquivos da Vila Ferroviária.

Além disso, no mesmo ano e com 20 de idade, Charles Miller inicia seu trabalho como telégrafo da São Paulo Railway, companhia ferroviária onde seu pai escocês trabalhava.

Charles Miller amava o esporte. Era um praticante inveterado. No currículo consta não só o incentivo ao futebol, mas também ao rugby, ao críquete e ao polo aquático. Como filho de ferroviário na época da construção da primeira linha férrea paulista, ainda criança, aos 10 anos, foi estudar na Inglaterra. Lá permaneceu durante uma década . Na volta, trouxe na bagagem duas bolas usadas, um par de chuteiras, um livro de regras, uniformes e uma bomba para encher as bolas.

 

Em 14 de abril de 1895 foi realizada a primeira partida de futebol no Brasil entre a São Paulo Gaz Company e a São Paulo Railway Company. O jogo aconteceu no bairro do Brás, na capital paulista, e a vitória foi do time de Charles Miller por 4 a 2. O jovem ferroviário colecionou ainda os títulos de campeão e artilheiro do Campeonato Paulista por duas vezes: em 1902 com 10 gols e em 1904 com nove gols.

Antes disso, em 1894, Paranapiacaba já tinha instalado o primeiro campo do Clube União Lyra Serrano para uso de esportistas, entusiastas e especificamente como lazer para os funcionários da empresa.

A paixão pela modalidade se propagou em escala nacional. O canal esportivo reconheceu a raiz histórica do esporte popular mais praticado no país a partir de Paranapiacaba e a vivência de Charles Miller ficou registrada nos anais da crônica esportiva.

Tantos atributos reforçam ainda mais a candidatura de Paranapiacaba como Patrimônio da Humanidade junto a Unesco ( Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura). Cada passo enriquece o currículo da vila inglesa nessa caminhada, que tem apoio do Governo Gilvan Junior, do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas, do mundo acadêmico e da comunidade local.

Paranapiacaba é importante ponto turístico, sediada na região metropolitana de São Paulo e rodeada de vegetação típica da mata atlântica. Tem a seu favor um legado histórico ferroviário, esportivo e cultural.

Para futuro próximo a Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense pretende fechar o ano com o Festival de Futebol , a ser realizado na Vila. O evento inédito visa consagrar esportistas da região e a população andreense de todas as idades. A data e horário ainda não foram definidos, mas esta coluna trará todas as informações a tempo de você se preparar para a participação. Aguardem !

 

Fábio Picarelli

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo